FidelityFX CAS da AMD foi portado para o Reshade, e agora todos podem utiliza-lo

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

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O FidelityFX da AMD foi anunciado na E3 2019 como uma ferramenta para melhorar a qualidade de imagem nos jogos por um baixíssimo custo de desempenho.

CAS ou Contraste Adaptativo de Nitidez (em tradução literal), é uma das principais funções disponível no FidelityFX. Segundo a AMD, combinado com o upscaling da GPU ele pode entregar visuais nítidos "virtualmente" sem pesar no desempenho.

Graças ao modder jsheard, o CAS está disponível no ReShade, o popular injetor de pós-processamento. Isso significa que até os usuários da NVIDIA pode utiliza-lo. Porém, vale destacar que a função de upscaling foi retirada no processo de port, já que o ReShade não pode fazer upscaling de nenhuma maneira, portanto, só a ferramenta de nitidez foi mantida.

1. Baixe o ffx_a.h e ffx_cas.h do repositório da GPUOpen (clique em "Raw" assim você poderá dar um Ctrl-S no arquivo)

2. Baixe o meu shader wrapper e salve o como FidelityFX_CAS.fx (repita o processo 1, "Raw" então o salve)

3. Coloque o três arquivos na sua pasta shader do ReShade

4. Ajuste o parâmetro de nitidez ao seu gosto. AMD recomenda deixá-lo em 0.0 para objetos pequenos, mas você pode aumenta-lo para até 1.0 para uma nitidez mais agressiva.

Ele será um pouco mais lento que a versão do driver, já que o ReShade não possui suporte a FP16/RPM, e tenho certeza que essa versão não funciona em jogos DX9, mas consegui testa-lo com sucesso tanto em jogos que utilizam DX11 quanto os que utilizam OpenGL. Para mim ficou muito bom.

Tenha em mente que o sharpening (nitidez) deve ser feito perfeitamente antes de o ruído ser adicionado, caso contrário o ruído será amplificado, então para melhores resultados você precisará desativar o ruído no jogo e aplicar o efeito de ruído do ReShade depois do CAS.

No fórum ReShade, jsheard disse que ele fez "apenas o necessário" para portar o CAS para o ReShade e admitiu que poderia ter feito melhor. ascal Gilcher (AKA MartyMcFly, o autor do screen shade ray tracing shader) conseguiu otimiza-lo ainda mais, por isso, aconselhamos usar o shader wrapper dele.

Deixe nos saber da sua experiência com o ReShade baseado no CAS como oposição a própria solução da AMD.

Nightcrowley
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