Huawei faz pedido para registrar sistema operacional próprio

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDA2NTQuanBn

Empresa foi impossibilitada de usar Android após corte de relações comerciais com o Google.

A Huawei pediu registro do sistema operacional "Hongmeng" em pelo menos nove países e na Europa, segundo dados de um órgão da ONU.

É um sinal de que a companhia chinesa pode estar vindo com uma solução para os principais mercados após ter negócios atingidos por sanções dos Estados Unidos, que levaram o Google a cortar relações com a empresa e terminar a parceria que as companhias tinham para uso do sistema Android.

A Huawei tinha recentemente retornado ao Brasil, com a linha de smartphones P30, topo de linha da empresa. O pedido de registro da marca Hongmeng aconteceu em países como Camboja, Canadá, Coreia do Sul e Nova Zelândia, segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Richard Yu, presidente-executivo da divisão de consumo da empresa, disse em uma entrevista no início deste ao jornal alemão "Die Welt" que a Huawei tem um sistema de reserva, caso seja impedida de acessar softwares produzidos por empresas dos EUA.

A empresa, maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações e segunda maior fabricante de smartphones, ainda não revelou detalhes do sistema operacional. Os pedidos de registro do Hongmeng mostram que a Huawei quer usar o software em aparelhos que vão de smartphones e notebooks a robôs e telas para carros.

Em casa, a Huawei solicitou o registro do Hongmeng em agosto do ano passado e recebeu aprovação em maio deste ano, de acordo com um documento no site da administração de propriedade intelectual da China. Procurada pela Reuters, a Huawei não comentou o assunto.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque