AMD está trabalhando em um monstro de 64 Core Threadripper

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzA0L2FtZC03bm0tcnl6ZW4tbmF2aS1mZWF0dXJlLmpwZw==

Você acha que a AMD tinha parado com o Threadripper? Bom, se você pensava isso, tenho boas notícias. De acordo com informações obtidas pelo site Wccftech, AMD está trabalhando em um monstro de 64 núcleos/128 thread Threadripper para ser lançado no quarto trimestre deste ano. Atualmente, o maior processador High-End Desktop (HEDT) da AMD é o W2990X que possuí 32 núcleos. Isso é núcleo pra nego nenhum botar defeito e além de ser o HEDT com maior quantidade de núcleos, mas já que o mundo não consegue tirar proveito desses núcleos deliciosos, a AMD pretende lançar uma versão com 64 núcleos no Q4 de 2019.

AMD está trabalhando na plataforma chamada ultra-HEDT X599: CPUs com até 64 núcleos e por enquanto a plataforma se chamará X599, mas a empresa disse está pensando em alterar o nome da plataforma para evitar o produto dela seja confundindo com o da Intel. O que não é surpresa, já que as plataformas HEDT da AMD e Intel possuem a mesma nomenclatura e de fato podem confundir o consumidor, porém ela afirmour que o sufixo "99" será mantido.

Infelizmente a fonte do site não informa se este novo hardware utilizará um novo socket, mas acredito que provavelmente ele será compatível com as placas-mãe com socket TR4 e só uma atualização na BIOS será necessário se você já possui uma. Outra coisa que não sabemos é se este componente será de 14nm ou 7nm. O bom senso diz que que o componente terá 14nm, mas quem sabe, a empresa não nos surpreende?

Essa é uma notícia animadora, porque conhecendo a AMD, esse processador deverá ser ofertado por algo entre $2500 e $3000 (cerca de R$ 9.725,00 e 11.670,00 em conversão direta), tornando ele em um dos processadores para workstation mais acessíveis por aí e com muitos threads. Considerando que a versão de 18 núcleos do processador da Intel saí por cerca de $1800 dólares no varejo, é praticamente certo para os profissionais do varejo essa predição de valor. E esse processador também será ótimo para configurações de servidores e clusters caseiros - suas aplicações são praticamente ilimitadas.

E a fonte foi bastante clara quanto a data lançamento, pois a AMD possuí planos de apresentar algo na CES do ano que vem. Então espere por vazamentos relacionados a X599 (ou seja lá qual for o seu nome) durante o último trimestre de 2019, e no pior cenário essas CPUs deverão estar nas prateleiras o mais tardar até janeiro de 2020.

Via: [Wccftech

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque