Valve não contará Assassin's Creed Unity como "bombardeio de análises" na Steam

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly91YmlzdGF0aWMxOS1hLmFrYW1haWhkLm5ldC91Ymljb21zdGF0aWMvcHQtQlIvZ2xvYmFsL21lZGlhL2FjdV9zczlfMTY0NDgwLmpwZw==

Após o incêndio devastador da Catedral de Notre Dame, a Ubisoft prometeu €500.000 para ajudar na sua restauração e deixou Assassin's Creed Unity - ambientado em Paris durante a Revolução Francesa - gratuito por uma semana. Pouco depois disso, o jogo recebeu centenas de análises positivas na Steam. Foi, até onde eu sei, o primeiro grande exemplo de "bombardeio de análises reverso", em que os usuários publicam avaliações "off-topic" para aumentar artificialmente a pontuação de um jogo.

Parece claro que esse é o caso: a nota geral de usuários do Unity na Steam é "neutras", enquanto as análises recentes são "praticamente positivas". Mas foi realmente um bombardeio de análises? E, em caso afirmativo, como isso se encaixa nas ações que a Valve recentemente adotou para diminuir os efeitos dos bombardeios de análise negativas?

A Valve disse que a situação do Unity não se compara ao padrão de bombardeio de análises negativas, porque o aumento nas análises foi acompanhado por um aumento no número de jogadores, o que "não é necessariamente o caso de um típico bombardeio de análises off-topic". Mais jogadores geralmente significam mais análises de usuários, então, a partir dessa perspectiva, é mais como um jogo que entrou em promoção ou recebeu uma grande atualização, o que aumentou o número de jogadores e, portanto, o número de análises.

Alguns mencionaram o Notre Dame ou terem ganho o jogo de graça. Mas a maioria parece com análises padrões de um novo jogador, ou um jogador que está retornando a um produto que comprou há algum tempo. A Ubisoft lançou atualizações significativas para o AC: Unity desde seu lançamento, e parece que alguns jogadores que desistiram no lançamento voltaram, e acabaram gostando mais do jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly91YmlzdGF0aWMxOS1hLmFrYW1haWhkLm5ldC91Ymljb21zdGF0aWMvcHQtQlIvZ2xvYmFsL21lZGlhL2FjdV9zczNfMTY0NDI3LmpwZw==

Por causa disso, o surto de análises positivas não é bem um bombardeio de análises, de acordo com a Valve.

Certamente não se encaixa em nossa definição original na seção "destinada a reduzir a pontuação ", mas em 2017 a terminologia em torno dos 'bombardeios de análises' era focado apenas em efeitos negativos. Seria bom mudar essa terminologia para algo que não implica positivo ou negativo, mas isso realmente depende da comunidade.

Essa incerteza levou à discussão sobre se as análises de Unity são "off-topic", que é como a Valve determina se elas serão ou não removidas do cálculo geral da pontuação de análises, e leva em consideração a "mudança de contexto", a qual pode ou não ser relevante para os clientes "gerais" da Steam que procuram um novo jogo. No geral, parece ser muito esforço colocado em uma questão relativamente pequena - a Valve disse que marcar as novas avaliações como off-topic diminuiria a pontuação geral do jogo em 1,3%, o que teria zero impacto no título.

Neste caso, a tragédia do Notre Dame fez com que AC: Unity passasse a incluir a melhor recriação virtual do monumento no mundo. Essa é uma mudança de contexto que pode ter aumentando o valor que os jogadores têm pelo jogo, então talvez o jogo realmente seja melhor do que era antes? Ou talvez isso não seja relacionado, e seja os jogadores se sentindo bem pela Ubisoft ter feito uma doação significativa para reconstruir o monumento? Independentemente do motivo, talvez este seja um efeito temporal de curto prazo? Se o jogo fosse focado em uma época do ano, como no Natal, suspeitamos que veríamos mudanças na pontuação na época do Natal, à medida que mais pessoas o comprariam e o achariam melhor do que as pessoas que compraram em outras épocas do ano.

Se visitar o Notre Dame virtual for uma razão pela qual os jogadores estão analisando o jogo de forma mais positiva, esperamos que a pontuação continue a refletir isso no futuro, embora em uma quantidade menor. Mas ainda é esse o caso, mesmo que não seja a razão - a pontuação futura irá reverter para onde estava antes deste evento.

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMucGNtYWcuY29tL21lZGlhL2ltYWdlcy8zNzc5MzYtYXNzYXNzaW5zY3JlZWQzMzMuanBn

Tudo isso leva a essa conclusão final da Valve: "Não temos certeza do que fazer aqui". O fluxo de novas análises do Unity não parece realmente um bombardeio de análises com base na definição estabelecida há meses atrás e, mesmo que fosse, poderia não ser off-topic, e marcá-las como tal não afetaria a pontuação do jogo. E assim, a decisão final da Valve foi em deixar o jogo em paz.

Mas esperamos que este post tenha os ajudado a entenderem por que chegamos a essa decisão. Se vocês tiverem alguma opinião sobre como devemos abordar este caso, ou casos semelhantes no futuro, adoraríamos ouvir de vocês nos comentários abaixo.

Os usuários da Steam aceitaram esse convite e, sem surpresa nenhuma, a reação é em grande parte negativa: apesar do raciocínio da Valve, um grande número de usuários acredita que a empresa está sendo "hipócrita", enterrando análises negativas off-topic, enquanto permite que as que são positivas (provavelmente algo que iria ajudar nas vendas) permaneçam.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,