.

Tor Browser em versão estável finalmente chega ao Android

Enviado por Cristianogremista, , 0 comentários
O Tor Browser chegou ao Android em setembro do ano passado, mas em versão alpha. Demorou, mas, nesta semana, os responsáveis pela Tor Project conseguiram liberar a primeira versão estável do navegador para a plataforma.


Clique para ver a imagem em tamanho original


Batizado como Tor Browser 8.5, o navegador continua tendo como base o Firefox, mas agora está mais otimizado para rodar no Android (a partir da versão 4.1) e, claro, traz correções de bugs. A intenção aqui é oferecer a mesma experiência no smartphone proporcionada pelas versões para desktops.

Os desenvolvedores reconhecem que esse objetivo ainda não foi alcançado, mas sinalizam que o Tor Browser 8.5 para Android já consegue oferecer o mesmo nível de proteção existente nas versões equivalentes para desktops. Tinha que ser assim: o projeto foi desenvolvido com foco especial em usuários de smartphones que vivem em países com forte censura ou vigilância online.

Para quem está por fora do assunto, o Tor Project mantém uma rede de servidores criptografados que fazem, basicamente, uma intermediação entre o dispositivo do usuário e os sites visitados, de modo a evitar rastreamento ou coleta de dados, bem como permitir que bloqueios regionais de páginas sejam burlados.

O funcionamento é simples: quando o navegador é aberto, basta clicar em "Conectar-se" (à rede Tor), aguardar alguns instantes e, depois acessar o site do seu interesse.


Favoritos, abra privativa e gerenciador de downloads, por exemplo, são recursos que funcionam normalmente. Não dá para fazer capturas de tela, porém. Leve em conta ainda que a conexão tende a ficar um pouco lenta.

É possível baixar o Tor Browser 8.5 para Android via Google Play Store ou arquivo APK.

Agora, se você estiver se perguntando pela versão para iPhone ou iPad, má notícia: não há previsão de lançamento de versão oficial do Tor Browser para iOS por conta das restrições impostas pela Apple. Para essa plataforma, os desenvolvedores do Tor Project recomendam o Onion Browser.
Cristianogremista
Enviado por Cristianogremista
Membro desde
26 anos, Santa Rosa-RS
label