RUMOR - Google Stadia utilizará a primeira geração de placas de vídeo AMD Vega

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cudGVjaHF1aWxhLmNvLmluL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAzL1N0YWRpYS1wZXJmb3JtYWNlLmpwZw==

Quando o Google anunciou o serviço de streaming de jogos Stadia em Março, apenas os detalhes estritamente necessários foram revelados quando se trata de hardware. E foi descoberto por jornalistas de tecnologia que a CPU será um chip Intel quad-core hyper-threading, enquanto a GPU tudo que sabemos é que será uma Radeon Vega com 56 unidades computacionais (3,584 streaming processors) equipado com memória HBM2, igual as Radeon RX Vega 56.

Assim como o PlayStation 5, as especificações da CPU e a arquitetura da GPU são desconhecidos. Quando se fala do primeiro, neste o mais provável seria um Intel de 14nm baseado na arquitetura Coffee Lake ou Cascade Lake, quanto a placa de vídeo já sabemos que se trata de uma AMD Vega. No entanto, estava sendo especulado se seria um chip Vega de 7nm ou a arquitetura mais antiga de 14nm. Aparentemente não haverá várias placas de 7nm disponível para a plataforma Stadia e o serviço de streaming de jogos do Google estará utilizando a velha arquitetura GCN 1.5.

Essa informação vem da Khronos, a desenvolvedora da API de Código-Aberto, Vulkan (o sucessor do OpenGL). O Google Stadia foi mencionado como um dos "produtos em conformidade" (dispositivos para alavancar o Vulkan). A descrição de sua GPU diz que a plataforma alavancará o AMD GCN 1.5, que se refere à arquitetura de 14nm que inclui o Vega 56 e 64, ao invés da recentemente lançada Radeon VII (GCN 1.5.1).

Como já mencionado, o serviço terá uma Radeon RX 56 com esteroides com uma maior largura de banda que a placa vanilla, em par com a Vega 64 para ser exato (484GB/s). Os sistemas iniciais que alimentam o serviço Stadia terão uma CPU Intel 14nm Coffee Lake e uma GPU AMD Radeon Vega baseada no mesmo processo. É altamente provável que a escassez de peças de 7nm tenha forçado o Google a adotar a arquitetura mais madura da 1ª geração Vega. Dependendo do desempenho, poderemos ver uma configuração atualizada nos próximos anos, mas isso só acontecerá se o serviço gerar receita suficiente.

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque