Reavaliando o sucesso do Nintendo 3DS

#Artigo Publicado por renatito91, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci9WNGtaVVZNSkNBZ3k3WlJyNDc5cnNRSEhkTXM9LzgweDA6OTQ0eDU3Ni8xMjAweDgwMC9maWx0ZXJzOmZvY2FsKDgweDA6OTQ0eDU3NikvY2RuLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2ltYWdlL2ltYWdlLzQ1NzIwMDQ0L25ldy1uaW50ZW5kby0zZHMtYW5nbGUtcGhvdG9fMTAyNC4wLjAuanBn

O tempo, parece, foi bom para o Nintendo 3DS.

Embora a Nintendo espere vendas estáveis ​​da família de produtos 3DS durante seu próximo ano fiscal - com a soma de 100.000 vendas de console e 500.000 vendas de software - não há planos para mais jogos de primeira linha.

De fato, as equipes da Nintendo parecem estar trabalhando nos jogos para o Nintendo Switch, com novos títulos nas franquias Pokémon, Animal Crossing, Luigi's Mansion e Fire Emblem, além de uma aventura isométrica de Zelda. Estes são todos os títulos que tiveram um desempenho forte, crítico e comercial no 3DS durante a última geração.

Além disso, persistem os rumores de um novo e mais barato modelo Switch projetado para ser o novo dispositivo de jogos de entrada da Nintendo, que é um papel que o 3DS manteve desde o lançamento do Switch em 2017.

Então, com a sua era chegando ao fim, vale a pena avaliar o quão bem o 3DS foi. Porque, neste caso, os números não representam a real situação.

O 3DS terminará a sua vida como o pior portátil da Nintendo; Seus 75 milhões de vendas vitalícias o colocam atrás do Game Boy Advance, que administrou 81,5 milhões de unidades em nove anos. O 3DS conseguiu vender um pouco mais de software (378 milhões de unidades) do que o Game Boy Advance (377 milhões de unidades), mas o GBA também estava no mercado apenas três anos antes da Nintendo lançar o DS, que rapidamente se tornou a plataforma foco da companhia.

Mais significativamente, o 3DS terá vendido menos da metade do número de unidades que seu antecessor, o DS. Os números sugerem que não só o 3DS foi um passo em falso para a Nintendo, mas - juntamente com as terríveis vendas do PS Vita - a evidência de que o mercado de portáteis está em sério declínio.

No entanto, a situação dele é boa. Comparar figuras de diferentes épocas pode ser importante para acionistas e analistas, mas também pode ser enganoso. Eu diria que não só o 3DS foi um sucesso, mas também provou a viabilidade de dispositivos de jogos portáteis dedicados.

A primeira coisa a considerar é que, apesar de 75 milhões de vendas de consoles o colocarem na parte inferior da tabela de consoles portáteis da Nintendo, quando se considera o número total de consoles de jogos, ele realmente se sai muito bem. Ele fica do lado de fora dos dez consoles mais vendidos de todos os tempos, à frente do NES, SNES e Sega Genesis / Mega Drive, e a pouca distância do PSP e GBA.

Ele também teve que se recuperar de um dos lançamentos mais calamitosos da história da Nintendo - talvez apenas batido pelo Wii U.

O lançamento inicial parecia bom no papel, com 3,61 milhões de consoles vendidos durante o primeiro mês, um dos consoles mais vendidos no primeiro mês da história. No entanto, a Nintendo esperava vender quatro milhões no mínimo durante o primeiro mês e, durante o próximo trimestre, as vendas pararam.

Os fatores que levam a esse desastre estão bem documentados. O 3DS foi teve um marketing confuso para qualquer pessoa fora da comunidade da Nintendo. Até o pessoal do varejo estava confuso. A publicação de varejo do Reino Unido MCV abordou uma loja misteriosa na época e pediu à equipe de vendas que explicasse a diferença entre um DS e um 3DS. As respostas variaram de "não sei" a "é o mesmo, apenas com uma tela 3D".

Houve relatos na imprensa sobre como o 3D pode ser prejudicial à visão das crianças e, embora o console tenha sido lançado com mais de 12 jogos, nenhum deles poderia ser considerado um lançamento importante (o oposto do lançamento do Switch). Os primeiros esforços da Nintendo foram um novo jogo Nintendogs e Pilotwings, enquanto o jogo de lançamento do 3DS mais vendido no Reino Unido era um port de Street Fighter IV.

O primeiro grande lançamento do 3DS em matéria de crítica - fora um port atualizado do Ocarina of Time - foi Super Mario 3D Land, mais de seis meses depois.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuaHJrZ2FtZS5jb20vbWVkaWEvc2NyZWVucy9zdXBlci1tYXJpby0zZC1sYW5kLW5pbnRlbmRvLTNkcy8udGh1bWJuYWlscy9zdXBlci1tYXJpby0zZC1sYW5kLWNoZWF0cy1zY3JlZW5zaG90LTY0MHgzMjUuanBnL3N1cGVyLW1hcmlvLTNkLWxhbmQtY2hlYXRzLXNjcmVlbnNob3QtNjQweDMyNS04MDB4NTAwLmpwZw==

O lançamento levou a Nintendo a tomar medidas de emergência sem precedentes. A empresa reduziu o preço do aparelho e trouxe recursos extras de desenvolvimento para acelerar a produção de software, como exemplo para ter o Mario Kart 7 antes do Natal. Esses movimentos salvaram seu ano de estreia, mas a Nintendo agora estava vendendo o 3DS abaixo do custo, e teve que lidar com o fato de que seu conceito inicial de marketing - do seu nome ao seu trunfo principal - não estava se mostrando eficaz. Agora, confiaria apenas na força de seus softwares para impulsionar as vendas.

Lançamento problemático de lado, o maior desafio do 3DS foi que, ao contrário de seus antecessores, nasceu em um mundo de smartphones.

As máquinas portáteis da Nintendo muitas vezes são mais populares. Você pode ver isso simplesmente observando as taxas de anexação. O Game Boy vendeu praticamente o dobro das unidades do NES, mas vendeu quase exatamente o mesmo número de jogos. O DS vendeu mais de 50 milhões de unidades que o Wii, mas apenas 28 milhões de jogos a mais. Também é importante notar que os portáteis da Nintendo tendem a ver revisões de hardware freqüentes em comparação com os consoles domésticos, resultando em clientes que compram atualizações. No entanto, a popularidade de títulos como Tetris e Brain Training mostra o quão popular esses dispositivos podem ser com um consumidor mais amplo.

O 3DS foi lançado em um mundo onde o smartphone não era uma ameaça incipiente, mas um fenômeno completo. O iPad já estava no mercado havia um ano e os preços dos jogos haviam sido reduzidos a zero no iPhone e no Android. Esses 20 milhões de clientes da Brain Training e do Nintendogs agora tinham um lugar muito mais atraente para se jogar.

Acreditava-se que os smartphones seriam a morte dos jogos portáteis, e o fato de o 3DS ter vendido metade das unidades de seu antecessor parecia apoiar essa noção. No entanto, o que também mostrou foi que há um público muito grande que valoriza uma experiência mais profunda oferecida por portáteis de jogos dedicados. Para alguns analistas, 75 milhões de vendas pareciam um problema, mas também representava uma audiência que uma empresa como a Nintendo poderia construir um negócio considerável por aí. Com o Switch, a Nintendo acredita que poderá aumentar esse número para 100 milhões, especialmente se conseguir atualizar efetivamente os clientes do iPhone e Android para o Switch através de seus próprios lançamentos de smartphones.

Quando você considera o seu lançamento conturbado, seu 3D rejeitado, marketing confuso e o enorme impacto dos smartphones, para o 3DS terminar sua carreira em 75 milhões de vendas é algo notável. É uma base enorme sobre a qual a Nintendo pode construir um negócio de jogos portáteis dedicados - e em grande parte incontestado - muito lucrativo.

Longe de um fracasso comercial, o 3DS desafiou as chances de se tornar um mini-triunfo.

Renatito
Renatito #renatito91
, Recife
Publicações em Destaque