Projeto secreto da Platinum é algo nunca feito antes

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cDovL2ZyZWV3ZXBsYXkuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE3LzA1L0JheW9uZXR0YV9UaHVtYi5qcGc=

A PlatinumGames, o estúdio por trás de Bayonetta, disse que 2019 será um ano "incrivelmente importante" para a desenvolvedora, com a empresa pronta para se beneficiar de "grandes" novas abordagens que visam agitar tanto suas estratégias de negócios quanto de design.

Conversando com a VGC em sua sede em Osaka, no Japão, o chefe do estúdio, Atsushi Inaba, disse que as mudanças na metodologia, incluindo novas abordagens na forma como ele desenvolve seus jogos, vêm em uma tentativa de construir uma "nova fundação" para a empresa.

Bayonetta 3 verá uma mudança no processo de design com base na experiência que a Platinum adquiriu criando os dois primeiros jogos, e a empresa está no meio da criação de um título não anunciado que ele afirmou que "nunca foi feito antes".

A empresa também buscará avançar para um modelo onde irá publicar seus próprios jogos, disse Inaba, e eventualmente chegará ao ponto em que terá a "liberdade" de possuir suas IPs e tomar decisões independentes em questões futuras.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5uaW50ZW5kb2xpZmUuY29tLzRlY2I5MjlkZTBiOTQvYXN0cmFsLWNoYWluLm9yaWdpbmFsLmpwZw==

2019 será um ano incrivelmente importante para nós. Sem falar diretamente no número de títulos que iremos ou não anunciar, posso dizer que será um ano de novas abordagens, novos desafios e novos métodos para nós. Basicamente, estamos construindo uma nova fundação que, nos anos seguintes, nos beneficiará. Para nós, novos desafios serão muito importantes.

Inaba disse que as novas abordagens da Platinum podem ser resumidas em mudanças em seu modelo de negócios, incluindo um afastamento na dependência de fundos externos de editoras, bem como uma análise da forma como se estrutura o design de jogos. Ele alegou que isso levou a um novo e empolgante projeto em desenvolvimento.

Agora estamos no meio do desenvolvimento de algo que nunca foi feito antes. Eu sei que muitas pessoas dizem isso, mas o jogo em que estamos trabalhando realmente é diferente de qualquer outra coisa. Mesmo para a nossa variada história de desenvolvedores de jogos veteranos, isso é algo que nunca foi criado antes. Então, do ponto de vista do design do jogo, estamos muito animados agora.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cuZHVhbHNob2NrZXJzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wMy9OaWVSQXV0b21hdGEuanBn

Inaba já havia sugerido um projeto não anunciado antes, embora não esteja claro se ele estava se referindo ao mesmo título. Durante um painel da BitSummit em maio de 2018, ele afirmou que um jogo em que a Platinum estava trabalhando iria "transformar o gênero de ação".

Busca Por Liberdade

Com NieR: Automata em 2017, o qual vendeu mais de 3,5 milhões de cópias, a Platinum desfrutou de um dos pontos mais altos de seus 12 anos de carreira. No entanto, ainda dependia de empresas terceirizadas (neste caso, a Square Enix) para trazer seus jogos para o mercado.

Durante sua primeira década, a dependência da Platinum com franquias de jogos que não possuía nem sempre deixou a empresa com um caminho claro a seguir, especialmente quando se tratava de negociar sequências. A Sega, proprietária da IP Bayonetta, eventualmente concedeu à Platinum o direito de fazer mais jogos com a Nintendo, no entanto, muitas das outras criações do estúdio, incluindo Vanquish e Mad World, permanecem inativas.

Até mesmo o próximo Astral Chain está sendo criado sob um acordo que prevê que a IP permaneça com a Nintendo e não com a Platinum.

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubjNyZGFibDMuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvaW1hZ2VzL3VwbG9hZHMvMjAxNy8wMS8yOTE2MTQ3LXNjYWxlYm91bmQtZ2FtZXNjb20tMjAxNS0wMi1qcGcuanBn

Inaba disse que está determinado a quebrar o ciclo com a criação de duas novas IPs independentes de propriedade exclusiva do estúdio, nenhuma das quais foi anunciada. Isso finalmente dará ao estúdio a liberdade de escolher inteiramente suas próprias direções, incluindo fazer sequências, caso queiram.

É verdade que há casos em que você quer fazer uma sequência, mas se você não é o dono da IP, não é possível. É simples assim e, francamente, no caso de Bayonetta, levou muito tempo e energia para chegar ao ponto em que as sequências poderiam ser feitas. Não foi tão simples como pegar o telefone e perguntar: "Ei, podemos fazer isso?" Havia muitas peças que precisavam se encaixar e muitas negociações que precisavam ocorrer.

Isso é um saco. Isso é muito chato. Para nós, criadores de conteúdo, queremos chegar ao ponto em que a autopublicação nos permite possuir nossas IPs e fazer o que quisermos com ela, inclusive sequências. Então, quanto mais rápido pudermos ter essa liberdade, melhor será para todos os criadores daqui.

No entanto, a busca por IPs totalmente próprias não significa necessariamente o fim das colaborações, disse Inaba, como o trabalho anterior da Platinum em Metal Gear Solid e Star Fox.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy52b3J0ZXhjdWx0dXJhbC5jb20uYnIvaW1hZ2VzLzIwMTYvMDgvbWdydG9wLmpwZw==

Francamente, o que isso significa é que temos muitas escolhas diferentes na forma como queremos fazer jogos.

Ainda haverá possibilidade de jogos nos quais faremos parcerias com editoras para fazer grandes coisas com grandes IPs. Pode haver algumas opções de publicação conjunta em que iremos fazer parte do jogo e eles irão fazer outra parte para criar um jogo maior, e pode haver situações em que também iremos publicar nossos próprios jogos maiores.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,