Headsets da VR/AR da Qualcomm que utilizarão smartphones 5G chegarão em 2020

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmliYi5jby9yd2RqR1lwL1ZSLmpwZw==

Em um futuro próximo, headsets de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) serão alimentados por celulares, com USB-C. Pelo menos, é esse o plano da Qualcomm. E esses headsets poderão muito mais capacitado do que você imagina. Rastreamento ocular, tecnologia de rastreamento 6DoF como no Oculus Quest e até e até gestos free hand fazem parte desse cenário.

A Qualcomm já havia anunciado que headsets de VR e AR compatíveis com a conexão USB-C seriam lançados no início deste ano, mas um novo protótipo de referência anunciado ontem (29/05) apresenta como esses headsets irão funcionar.

O projeto de referência Snapdragon Smart Viewer da Qualcomm - irá se conectar a uma série de aparelhos com chipset Snapdragon 855, mas ele também terá o seu próprio processador Snapdragon XR1 (o mesmo que equipa o novo Google Glass) para auxiliar na divisão do processamento. Imagine o seu smartphone fazendo parte do trabalho pesado, enquanto o chip cuida da outra parte como rastreamento de controle, eye tracking e posição do headset.

O diretor da XR da Qualcomm, Hugo Swart, vê o casamento entre smartphone e headset, e a divisão de processamento, como um avanço. Os headsets de realidade virutal de hoje, como o Oculus Quest, fazem coisas impressionantes, mas dependem de ter chips integrados muito potentes. O modelo de split processing da Qualcomm pode tornar esses headsets menores (ou mais baratos).

O design de referência do headset poderá funcionar com controles de movimento total 6DoF como o Oculus Quest, ou com controladores hand free tipo o HoloLens, reconhecendo gestos de toque, zoom, pinch e scroll. Ele possui uma tela com resolução 2k por olho com uma taxa de atualização de 72Hz, e duas câmeras frontais que podem rastrear controladores de movimento ou gestos (Oculus Quest utiliza quatro câmeras frontais).

Eye Tracking integrado

O Smart Viewer conta com um sistema de rastreamento ocular interno, fabricado pela Tobii. A Qualcomm apresentou protótipos de rastreamento ocular em headset VR para dispositivos móveis a mais de um ano atrás, mas parece que desta vez, talvez, a tecnologia de rastreamento ocular poderá finalmente chegar a mais produtos.

The Smart Viewer also has eye tracking built in, provided by Tobii. Qualcomm introduced eye tracking on mobile VR headset prototypes over a year ago, but it looks like this time, maybe, eye tracking could finally arrive in more products.

Embora o Smart Viewer de conecte com um celular (ou PC), ele poderá funcionar por conta própria, em teoria, dispensando a necessidade de um smartphone, se a empresa resolver adicionar uma unidade de armazenamento interno para que ele funcione como um dispositivo de VR/AR mais básico. A Qualcomm disse que a decisão depende se as pessoas estarão mais interessadas em funções standalone com custos mais elevados e um tamanho maior ou se elas preferem algo mais elegante e inteligente.

Os chips da Qualcom estão praticamente em todos os principais headsets de AR e VR no mercado: Microsoft HoloLens, Oculus Quest, Vive Focus, Google Glass e na plataforma Daydream da Google. É por isso que a notícia é importante: Os designs anteriores de referência da Qualcomm VR levaram a hardware como o Oculus Go, Lenovo Mirage Solo, HTC Vive Focus e o Oculus Quest.

fabricado pela GoerTek, será vendido para empresas interessadas em modificar ou adaptar a tecnologia, e segundo Swart, A Qualcomm pretendem acelerar para que os futuros headset de VR e AR cheguem mais rápido. Swart não acredita vários destes headsets serão lançados em 2019, mas headset baseados nesse design de referência e tecnologia devem definitivamente chegar em 2020.

O que significa que, além dos smartphones 5G, provavelmente veremos muitos smartglasses (Óculos Inteligentes) e headsets de baixo custo conectados por USB-C.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,