EA junta-se ao consórcio Khronos Group para colaborar com a Vulkan

#Notícia Publicado por Comediantewm, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMy5kZXhlcnRvLmNvbS90aHVtYm5haWxzL190aHVtYm5haWxMYXJnZS9lYS1yZXNwb25kcy10by1tYWRkZW4uanBn

A Electronic Arts, também conhecida apenas como EA, juntou-se ao consórcio The Khronos Group para colaborar com a Vulkan, NNEF e glTF. Certamente será interessante ver se a empresa acabará lançando jogos com a Vulkan para o Windows e potencialmente também para a plataforma Linux, bem como até mesmo para o MacOS via MoltenVK.

Há algum tempo, o grupo SEED (Search for Extraordinary Experiences Division), da EA, fez alguns experimentos com a Vulkan na engine de pesquisa e desenvolvimento "Halcyon", além de expressar outros interesses em torno da API gráfica no passado, mas agora a empresa realmente se juntou ao Khronos Group para intensificar ainda mais as colaborações.

Mesmo que os futuros jogos da empresa acabem fazendo uso da Vulkan, mas somente no Windows, a iniciativa de usar a API deve pelo menos ajudar na experiência de rodar os games com o Wine ou Steam Play (Proton) ao invés de ter que esperar amadurecer o suporte de rodar o D3D12 sobre a Vulkan.

Além disso, vale ressaltar que a iniciativa da EA pode muito bem estar ligada ao fato da Google anunciar o seu serviço de streaming de jogos Stadia, que faz uso do Linux e da Vulkan. Como mencionado no início do artigo, a companhia também estará contribuindo com glTF, que realmente está se posicionando em toda a indústria como o formato dominante para modelos 3D universais.

Ao juntar-se com o Khronos Group para contribuir com a Vulkan, a EA não estará sozinha. Pelo contrário, a empresa se juntará a gigantes da indústria dos games, como Valve, Unity e Blizzard Entertainment, que estão entre os muitos membros do consórcio.

Anomander Rake
Anomander Rake #Comediantewm
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,