Valve não parece muito feliz por a Epic Store estar copiando dados do Steam

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pMi53cC5jb20vMXJlYWxhaG9yYS5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDEvc3RlYW0uanBn

Ontem, descobrimos que o cliente da Epic Store estava copiando um arquivo de dados de usuário do Steam chamado localconfig.vdf. De acordo com a Epic, o cliente armazena uma versão local e criptografada do arquivo e não faz nada com ele, a menos que você opte por importar seus amigos do Steam, enviando apenas IDs de seus amigos para os servidores da Epic.

O CEO da Epic, Tim Sweeney, disse que esse processo foi um trabalho urgente criado nos "primeiros dias de Fortnite", e que isso será consertado. Ele também disse que a Epic Store não usa a API do Steam devido às preocupações de privacidade dos usuários da Epic, não em relação à API do Steam em particular, mas por causa de uma "preocupação geral de APIs coletarem mais dados do que o esperado".

IMAGEaHR0cHM6Ly9kMnNrdWhtMHZycnk0MC5jbG91ZGZyb250Lm5ldC8yMDE4L2FydGljbGVzLzIwMTgtMTItMDctMTItMDUvZXBpYy1nYW1lcy1zdG9yZS10b2Rvcy1vcy1qb2dvcy1kaXNwb25pdmVpcy1uYS1ub3ZhLWxvamEtb25saW5lLTE1NDQxODQzMTQ4MzQuanBnL0VHMTEvdGh1bWJuYWlsLzE5MjB4MTA4MC9mb3JtYXQvanBnLzIwMTI1NDQuanBn

Em um comunicado enviada hoje à Bleeping Computer, Doug Lombardi, da Valve, disse que a empresa está "analisando as informações que o launcher da Epic coleta do Steam". Parece que a Valve não está muito feliz com essa história.

O Steam Client salva localmente dados como a lista de jogos que você possui, sua lista de amigos e os tokens de login salvos (semelhantes às informações armazenadas nos cookies do navegador da Web). Esses são dados privados dos usuários, armazenados na máquina doméstica do usuário e não devem ser usados ​​por outros programas nem enviados para qualquer serviço de terceiros.

Usuários interessados ​​podem encontrar o localconfig.vdf e outros arquivos de configuração do Steam no diretório de instalação do Steam Client e os abrir em um editor de texto para ver quais dados estão contidos nesses arquivos. Eles também podem ver todos os dados relacionados à sua conta Steam em: https://help.steampowered.com/en/accountdata

IMAGEaHR0cDovL3lvdXRpbWUubmV0LmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE5LzAxL3N0ZWFtLmpwZw==

Em outras palavras, a Valve não acha que o cliente da Epic Store deveria estar tocando no localconfig.vdf, e provavelmente preferiria que a Epic usasse o API do Steam para reunir as listas de amigos.

Quanto a Epic, ela não disse que o arquivo inteiro foi enviado, apenas que ela analisa os IDs dos usuários e envia os hashes deles, caso os usuários importem os amigos do Steam. No futuro, a Valve poderá criptografar dados do usuário local para impedir que o cliente da Epic e outros softwares o copiem.

No entanto, a Valve não disse isso. Em um email para o PC Gamer, Lombardi disse que a Valve não tem mais nada a acrescentar no momento.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque