R'lyeh diz que Steam está discriminando certos tipos de jogos e desenvolvedoras

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9XNml3ZXVSLmpwZw==

A R'lyeh Game, uma desenvolvedora Chinesa, foi permanentemente banida da Steam junto com seus jogos Love Shoot e PaPaPub. A Valve baniu os títulos e a editora, alegando que eles manipularam o sistema de análises. No entanto, não havia nenhuma prova definitiva de que a R'lyeh Game tivesse algo a ver com as contas suspeitas, nem qualquer prova real de manipulação, e a Valve também não ofereceu nenhuma. No entanto, a R'lyeh Game respondeu às acusações com um post em seu blog, ressaltando que eles não manipularam o sistema de análises, e que com base nas tendências atuais de jogos de anime e visual novels sendo banidos, eles acreditam que a Valve está querendo remover as desenvolvedoras Asiáticas.

Em 7 de Março de 2019, a R'lyeh Game fez uma postagem em seu site oficial, publicando uma resposta às acusações de manipulação das análises. Eles explicaram que foi apenas um pensamento tendencioso da Valve.

Não conseguimos aceitar a desculpa da Steam de que manipulamos um grande número de contas para avaliar positivamente nossos produtos como a justificativa para o ato de nos banir.

Talvez uma seção de usuários da Steam tenha indicado algumas contas suspeitas, as quais compraram apenas os nossos jogos ou compraram um pequeno número de jogos, e a única análise que fizeram foi uma análise positiva para nós. No entanto, PaPaPub e LoveShoot também receberam muitos comentários em que as únicas análises dos usuários eram uma análise negativa para nós.

Eles então listaram várias análises de usuários que mostram contas com poucos jogos em seus perfis e que a única análise que fizeram foi uma análise negativa dos produtos da R'lyeh Game.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9ZVXZ1eXpSLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91UmlmMWJzLmpwZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9kSVlsQmNxLmpwZw==

Eles também afirmam que, se houvessem manipulado as análises, os resultados não seriam "neutros" ou "negativos".

Os usuários interessados na Steam podem dar uma olhada nas análises dos nossos dois produtos. 

Isso não prova que estamos manipulando um grande número de contas para nos avaliarmos positivamente, se realmente estivéssemos "manipulando as análises", então o resultado final antes de sermos banidos certamente não seria "críticas neutras"!

Assim, como resultado, temos motivos para acreditar que nos tornamos uma vítima da mudança de política da Steam, ou possivelmente um sacrifício do processo da Steam na China.

 O tal tratamento amigável aos desenvolvedores independentes da Steam é uma completa e total piada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9mZXlSejNFLmpwZw==

Em uma conversa com a Valve em 5 de fevereiro de 2019, a R'lyeh Game perguntou sobre quando a Valve terminaria de analisar a DLC de PaPaPub, pois não havia nada na documentação sobre revisar conteúdos de DLC. Zac, um funcionário da Valve, respondeu em 7 de fevereiro de 2019 dizendo:

Ei, obrigado por entrar em contato. Todos os jogos com conteúdo sexual adulto ou outro conteúdo que possa ser ilegal em alguns territórios levarão muito mais tempo para serem revisados. Enviaremos feedback ou aprovação assim que estiver disponível. Não tenho uma estimativa específica para compartilhar neste momento, desculpe. Obrigado pela sua paciência!

A R'lyeh Game respondeu em 12 de Fevereiro de 2019 dizendo que eles gostariam de uma data do processo de revisão para que pudessem preparar uma campanha de publicidade e marketing, e seria difícil organizar uma campanha de marketing sem um cronograma.

Tanya, outra funcionária da Valve, respondeu em 13 de Fevereiro dizendo que eles não tinham nenhuma orientação sobre um cronograma para quando o produto seria revisado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9YMEcxeVZoLmpwZw==

Em 26 de Fevereiro, a R'lyeh Game fez uma nova consulta sobre a revisão do conteúdo, dizendo que já fazia um mês desde que o conteúdo foi enviado, em 25 de Janeiro de 2019, e se havia um prazo para o conteúdo ser revisado. Zac respondeu dizendo que não tinha uma estimativa para compartilhar e que eles estavam revisando o produto o mais rápido possível.

Em 27 de Fevereiro, a R'lyeh Game e seus títulos foram banidos da Steam.

Em 28 de Fevereiro, um dia após Jason Ruymen, o gerente de lançamento de produtos de software, anunciar que a R'lyeh Game e a PurpleAir foram banidas da Steam, a R'lyeh Game questionou por que eles haviam sido banidos da Steam e por que seus produtos foram removidos. Eles argumentaram que não se envolveram em nenhum tipo de manipulação de análises.

O interessante aqui é que eles estavam pedindo mais provas dessa manipulação do sistema de análises da Steam, algo que outros jogadores também pediram para Jason Ruymen, já que muitos jogadores achavam que os banimentos desses desenvolvedores eram suspeitos.

No entanto, outro funcionário da Valve respondeu:

Descobrimos que sua(s) conta(s) realizava ativamente manipulações das análises em seus jogo e de outras pessoas. Esse tipo de comportamento é contra o Contrato de Assinatura da Steam, os contratos de parceiros, e as regras da Steam Online Conduct. Como tal, a sua conta permanecerá permanentemente restrita.

Já que não temos mais nenhuma informação para discutir sobre esse assunto, sua discussão será fechada.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rTkh4aUFDLmpwZw==

A R'lyeh Game mencionou em seu post no site que estaria disposta a entregar os endereços IP de seus equipamentos e informações de hardware para provar que não se envolveram em nenhum tipo de manipulação de análises.

Eles disseram:

A conduta de uma plataforma, especialmente uma plataforma deste tamanho para todos os tipos de jogos, esta forma de lidar com o conteúdo é inaceitável. Esta é uma situação bastante angustiante. Suspeitamos que a Steam tenha opiniões discriminatórias contra certos tipos de jogos, ou talvez a Steam tenha desdém por certos tipos de desenvolvedoras independentes.

Muitos jogadores e desenvolvedores independentes, a maioria deles Japoneses ou Chineses, suspeitam que a Valve está atacando especificamente alguns desenvolvedores Asiáticos, jogos de anime e visual novels para os banir da Steam. No entanto, alguns desenvolvedores Ocidentais também tiveram seus produtos banidos, incluindo o Cross Love – Episode 1 da Top Hat Studios, o que os obrigou a abrir sua própria loja.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS8xZFNZeEhkLmpwZw==

Há também alguns preconceitos bastante abertos e óbvios, onde a Valve proibiu jogos como Victory Project, o qual não continha nenhum conteúdo sexual, mas permita jogos como Sweet Pool e A Hand In The Darkness na plataforma, ambos contendo relações sexuais entre garotos menores de idade.

A R'lyeh Game também estava planejando trazer outros jogos para a Steam.

[quota]Antes do banimento, tínhamos um novo jogo chamado HappyAlbum que estava sendo revisado pela Valve, mas não recebemos uma resposta em mais de duas semanas. Interlude – The Light's End Descendent of the Holy Sword também foi enviado, mas uma resposta não foi fornecida dentro do prazo determinado na página da Steamworks.

Um motivo concreto nunca foi dado e não sabemos nada, já que a Steam não quis discutir ou fornecer respostas quando tentarmos apelar. Apenas os funcionários da Steam sabem o motivo real.[/quote]

Como mencionado, eles ofereceram seus equipamentos de informática e registros de IP para a Valve, mas eles afirmam que parece que as pessoas na Steam estão "pouco interessadas" a se preocuparem com o problema.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9xWWZJdTZOLmpwZw==

Por enquanto, parece que a R'lyeh Game e muitos outros continuarão a ter seus produtos banidos da Steam, sem qualquer informação detalhada sobre o processo da Valve para tomar essa decisão. Tenha em mente que essas decisões não são inconsequentes. Elas podem ter um grande impacto financeiro sobre a desenvolvedora, fazendo com que alguns produtos sejam adiados, ou outros cancelados, o que aconteceu com a NekoNyan depois de Hello, Goodbye ser banido.

No caso da R'lyeh Game, eles ainda estão tentando descobrir o que fazer em seguida e pediram desculpas pelo longo post em seu site. Por enquanto, parece que não há nenhuma forma de comprar os jogos Love Shoot ou PaPaPub, mas talvez eles busquem outros canais alternativos, como Nutaku, MangaGamer, JastUSA ou DLSite.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque