Microsoft expande Xbox Live para Android e iOS

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9yUTZZY3dwLmpwZw==

A Microsoft está expandindo sua rede, Xbox Live, para dispositivos Android e iOS. A gigante do software lançará um novo kit de desenvolvimento de software (SDK) cross-platform para que desenvolvedores tragam as funcionalidades da Xbox Live para dispositivos móveis. A Xbox Live incluirá funcionalidades como conquistas, gamerscore, hero stats, lista de amigos, clubes, e até configurações de controle dos país para Android e iOS.

Isso tudo faz parte da grande sacada da Microsoft em transformar seus jogos e serviços para Xbox disponíveis através de várias plataformas. Os desenvolvedores de games terão uma espécie de serviço à la carte em que eles podem escolher partes da Xbox Live para integrar a seus games, e tudo será ativado por meio de uma único login em uma conta Microsoft. A empresa utiliza a sua rede de identidade para oferecer suporte a login, privacidade, segurança online e contas para crianças.

"Acreditamos fortemente na comunidade, e a Xbox Live está no coração da nossa comunidade de jogos," explica Kareem Choudhry, diretora da divisão de cloud gaming da Microsoft. "Se você acompanha o que fizemos, principalmente em Minecraft, nos últimos anos levamos a Xbox Live para o máximo de plataformas possível. [Queremos] muito unir todas essas comunidades com uma experiência única e consistente para os jogadores."

IMAGEaHR0cHM6Ly9hc3NldHMudmcyNDcuY29tL2N1cnJlbnQvMjAxOS8wMy9ibG9nLWFjaGlldmUtbW9yZS13aXRoLW1pY3Jvc29mdC1nYW1lLXN0YWNrX2JvZHktMnhfSW52YXJpYW50Q3VsdHVyZV9EZWZhdWx0LmpwZw==

A Microsoft quer que os desenvolvedores adotem uma abordagem semelhante ao Minecraft e tragam o Xbox Live para mais jogos de celular. Alguns Jogos para Android e iOS já contam com Conquistas do Xbox, mas atualmente eles são restritos aos jogos da Microsoft Studios e com esse novo SDK as funcionalidades da Xbox Live chegarão a muito mais games.

Se você esperava ver a Xbox Live no Nintendo Switch, talvez terá que aguardar um pouco mais. "Nosso objetivo é unir os 2 bilhões de gamers no mundo e somos fãs da nossa comunidade, mas não temos nenhum anúncio relacionado ao Switch no momento," revela Choudhry. A Live no PlayStation também parece algo improvável, mas a Microsoft está aberta a ideia se a Sony topar. "Se você tem nos acompanhados nos últimos anos, adotamos uma abordagem muito abrangente", diz Choudhry. "Phil [Spencer] tem sido muito proativo em questões como crossplay, cross-progression e união de redes de jogadores, e estamos dispostos a nos associar ao setor o máximo que pudermos."

Esse novo SDK fará parte do big push da Microsoft para jogos na nuvem e ferramentas de desenvolvimento. A empresa anunciou seu novo Microsoft Game Stack pouco antes da Games Developers Conference (GDC). O Microsoft Game Stack integra todas as ferramentas, serviços e plataformas de desenvolvimento da empresa com o Azure e o PlayFab, a plataforma de serviços que ajuda os desenvolvedores a criar e rodar jogos conectados à nuvem. No ano passado, a Microsoft adquiriu a PlayFab e este é o primeiro grande marco para o serviço.

A PlayFab agora fará parte das ferramentas de nuvem da Microsoft e do Azure, permitindo que os desenvolvedores criem servidores multiplayer para jogos com serviços de matchmaking, voz e bate-papo e conteúdo gerado pelo usuário. O Microsoft Game Stack também integrará o DirectX, Mixer, Power BI, Havok, Visual Studio, Windows, Xbox Game Studios, Xbox Live e o Simplygon. É uma mistura completa das ferramentas de desenvolvimento de jogos mais poderosas da Microsoft em uma plataforma única e mais gerenciável.

A Microsoft vem perseguindo agressivamente sua visão do Xbox Game Pass e do streaming de jogos xCloud, para levar os jogos a outros dispositivos além de PCs ou consoles Xbox. E a empresa demonstrou seu serviço xCloud pela primeira vez esta semana, prometendo testes públicos para streaming de jogos do Xbox para iOS, Android, Mac e PCs ainda este ano. A Microsoft também está levando o Minecraft ao Xbox Game Pass, um serviço que é frequentemente descrito como o "Netflix dos jogos".

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,