Netcode de Apex Legends parece ser bem ineficiente

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDIvYXBleC1sZWdlbmRzLWltYWdlLTMuanBn

Apex Legends tem sido um enorme sucesso, mas isso não quer dizer que não tenha espaço para melhorias. O YouTuber Battle(non)sense investigou o netcode de Apex Legends e descobriu que ele parece estar mal otimizado.

Battle(non)sense é um canal no YouTube que analisa o código de rede e outros problemas técnicos em jogos. Ele rodou Apex Legends em uma série de testes e mediu a taxa de ping, os pacote de dados e o tick-rate do servidor. O que ele descobriu foi surpreendente: Apex Legends usa uma quantidade enorme de dados em cada atualização de servidor, resultando em um tick-rate baixo e uma pior experiência multiplayer.

OVBmRlBXOWE5MHc=

Ele entra em detalhes sobre como ele realizou seus testes e fornece todos os seus resultados no vídeo acima. A versão resumida é que o cliente de Apex Legends envia dados a uma média razoavelmente estável de cerca de 58 atualizações por segundo. Mas quando ele olhou para a taxa na qual os dados são recebidos do servidor, ele descobriu que isso não era estável - e que isso diminuía ao longo de uma partida, para cerca de 20 Hz no final.

A razão para isso, explica ele, é que cada tick gera uma enorme quantidade de dados, que então precisam ser divididos em vários pacotes, às vezes até quatro. De acordo com ele, isso significa que embora você possa estar recebendo 62 pacotes por segundo, o jogo está rodando a um tick-rate de aproximadamente 20 Hz.

Se está curioso como o jogo está se saindo comparado com outros jogos, como Fortnite, PUBG, Battlefield V, dê uma olhada no gráfico abaixo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tcDFzdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDIvYXBleC1sZWdlbmRzLW5ldGNvZGUuanBn

Ele não pôde dizer em seus testes quais dados estão contidos nos pacotes, portanto não está claro por que cada tick precisa conter tanta informação. Ele sugere que a Respawn pode precisar otimizar ainda mais o jogo para reduzir esse número, o que significaria que seria necessário uma largura de banda menor e provavelmente uma experiência com menos lag.

É claro, a Respawn tem sido bastante comunicativa através do site oficial do estúdio e na subreddit de Apex Legends, e esperamos que a equipe de rede possam melhorar as coisas à medida que o jogo evoluir.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque