Concorrentes da Netflix empurram consumidores de volta para a pirataria

#Notícia Publicado por macmi, em .

O uso do BitTorrent se recuperou porque há muitos serviços de streaming e muito conteúdo exclusivo.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWRlby1pbWFnZXMudmljZS5jb20vYXJ0aWNsZXMvNWJiM2I1MmJiMjA5MTYwMDA2NmM1ZTY3L2xlZGUvMTUzODUwNDM2MjI0MC1zaHV0dGVyc3RvY2tfMTE2MDE5MjQxMy5qcGVnP2Nyb3A9MXh3JTNBMXhoJTNCY2VudGVyJTJDY2VudGVyJnJlc2l6ZT0yMDAwJTNBKg==

Um novo estudo mostra que, após anos de quedas, o uso de BitTorrent e a pirataria estão em ascensão novamente. O culpado: um aumento nos negócios de exclusividade que forçam os assinantes a caçar e escolher entre vários serviços de streaming para realmente encontrar o conteúdo que estão procurando.

O novo relatório Global Fenômenos da Sandvine oferece algumas informações interessantes sobre os hábitos de vídeo do usuário na Internet, como o fato de mais de 50% do tráfego da Internet estar criptografado. Agora, vídeos representam 58% de todo o tráfego global, no total, 15% de todos os dados downstream da Internet consumidos.

Mas há outro detalhe interessante enterrado no relatório da empresa: depois de anos de declínio constante, o uso de BitTorrent está novamente crescendo.

De acordo com Sandvine, o compartilhamento de arquivos representa 3% do tráfego global a jusante e 22% do tráfego a montante, com 97% desse tráfego sendo, por sua vez, BitTorrent. Embora o BitTorrent seja frequentemente usado para distribuir arquivos comuns, ele continua sendo a escolha do dia para aqueles que desejam distribuir e comercializar conteúdo protegido por direitos autorais on-line, facilitado por meio de PCs de mídia que executam o Kodi e selecionam plugins.

IMAGEaHR0cHM6Ly92aWRlby1pbWFnZXMudmljZS5jb20vX3VuY2F0ZWdvcml6ZWQvMTUzODUwNDEwNjYwNi1TY3JlZW4tU2hvdC0yMDE4LTEwLTAyLWF0LTIxNDQwLVBNLnBuZz9yZXNpemU9MTA1MDoq

Em 2011, Sandvine afirmou que o BitTorrent representava 52,01% do tráfego de upstream em redes de banda larga fixa na América do Norte. Em 2015, a participação do tráfego upstream da BitTorrent nessas redes havia caído para 26,83%, em grande parte graças ao aumento da qualidade, das alternativas baratas de transmissão à pirataria.

Mas Sandvine observa que a tendência agora está se revertendo ligeiramente, com o compartilhamento de tráfego da BitTorrent crescendo novamente em todo o mundo. Isso é especialmente verdadeiro no Oriente Médio, na Europa e na África, onde o BitTorrent responde por 32% de todo o tráfego de rede upstream.

Um dos principais motivos para a crescente popularidade do BitTorrent? Ofertas de streaming de exclusividade irritante.

"Mais fontes do que nunca estão produzindo conteúdo" exclusivo "disponível em um único serviço de streaming ou transmissão - pense em Game of Thrones para a HBO, House of Cards para Netflix, The Handmaid's Tale para Hulu ou Jack Ryan para Amazon", disse Cam Cullen, da Sandvine. em um post no blog.

"Para ter acesso a todos esses serviços, fica muito caro para um consumidor, então eles assinam um ou dois e pirateiam o resto", disse Cullen.

À medida que mais e mais empresas entram na corrida de streaming, estão isolando o conteúdo "obrigatório" em um conjunto mais amplo de pacotes de exclusividade.

A Disney, por exemplo, em breve estará puxando a maior parte do seu contéudo da Netflix, ao lançar seu próprio serviço de streaming este ano. Estudos mostraram que quase todas as grandes emissoras terão lançado seu próprio serviço de streaming até 2022. E essas empresas estão cada vez mais optando por manter seu próprio conteúdo como exclusividade interna a fim de impulsionar as assinaturas.

Por um lado, isso faz sentido. Diversos provedores de streaming estão ganhando prêmios pelo conteúdo original, geralmente exclusivo, desenvolvido internamente em uma tentativa de reduzir os custos de licenciamento de conteúdo. Quanto melhor e mais exclusivo for o seu conteúdo, mais assinantes você poderá direcionar ao seu serviço.

O problema: os consumidores só têm uma quantidade limitada de dinheiro disponível, e a crescente lista de serviços a que os usuários agora precisam se inscrever se quiserem assistir a todos os seus filmes e programas favoritos não só pode tornar-se confusa, mas proibitivamente cara. Isso é especialmente verdadeiro no exterior, onde as restrições de visualização geográfica dificultam o acesso ao conteúdo popular dos EUA.

Como resultado, esses usuários estão começando a voltar à pirataria.

Tenha em mente que os números de uso do BitTorrent são provavelmente mais altos do que as estimativas da Sandvine, dado o grande número de usuários que escondem o tráfego de BitTorrent atrás de proxies e VPNs para evitar os olhos indiscretos de seus ISPs, mas evitam processos de direitos autorais e ações do setor.

A indústria de conteúdo passou anos tentando combater a pirataria por meio de todo tipo de táticas e ações judiciais pesadas, apenas para perceber que oferecer aos usuários serviços legítimos, baratos e de qualidade era a melhor solução. Muitos usuários migraram para esses serviços porque forneceram uma alternativa menos dispendiosa e mais flexível ao cabo tradicional.

Agora, se o setor não for cuidadoso, poderá perder uma parte considerável desse público recém-chegado à pirataria, tornando-o excessivamente caro e complicado para acessar o conteúdo que os assinantes estão procurando.

Bully Maguire
Bully Maguire #macmi

E quem disse que isso é problema meu?