Sony anuncia a compra da Audiokinetic

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly92ZW50dXJlYmVhdC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTkvMDEvc291bmQtZTE1NDY5ODM4NTU1ODguanBn

A Sony Interactive Entertainment (SIE) acaba de fazer uma aquisição para fortalecer as suas ferramentas de desenvolvimento de games. A publisher revelou ter adquirido a empresa de engenharia de som, Audiokinetic. E como parte do acordo, a ferramenta Wwise que permite que os desenvolvedores tenham uma interação do áudio com o jogo mais facilmente.

Após a aquisição, a Audiokinetic operará como uma subsidiária integral da SIE. Mas a Sony não pretende tirar o software Wwise do mercado. A Audiokinetic continuará licenciando suas ferramentas para desenvolvedores third-party. A Sony, claro, não terá que pagar essa taxa para usar o middleware da Wwise.

Mais de 500 jogos são lançados por ano utilizando o Wwise. E ele funciona bem com essas plataformas que incluem consoles, celulares e headsets de realidade virtual. E sendo uma das ferramentas de referência do setor, foi esse um dos grandes fatores que motivaram John Kodera, CEO da SIE, a efetuar a compra da Audiokinetic.

"Uma experiência de áudio rica e abrangente é cada vez mais crítica para a experiência geral de jogo, aumentando ainda mais a imersão e a emoção do jogador," disse Kodera. "A Audiokinetic é uma fornecedora proeminente de soluções de áudio para a indústria de jogos."

Um futuro brilhante para Audiokinetic e o jogos da Sony

Essa aquisição deve garantir que a Audiokinetic possa continuar melhorando seus serviços sob a proteção financeira de um grande editora. E a Sony irá gerar simultaneamente receitas de licenciamento e economizar dinheiro em taxas de licenciamento.

"Estamos confiantes que essa aquisição nos permitirá expandir ainda mais a plataforma PlayStation e contribuir mais amplamente na indústria de jogos," disse Kodera. "Nosso objetivo é apoiar os esforços da Audiokinetic para aprimorar sua tecnologia de áudio, mantendo a independência e a neutralidade da plataforma."

A empresa reconhece o quão importante é enfatizar que não será exclusivo da PlayStation.

"Nós permaneceremos independentes e continuaremos a fornecer nosso conjunto de soluções de áudio para desenvolvedores e detentores de plataformas." Disse o chefe executivo da Audiokinetic, Martin H. Klein. "[Agora] com mais recursos para continuar inovando, expandindo nosso mercado e aprimorando nossa tecnologia. Também estamos entusiasmados com a oportunidade de contribuir para o SIE ao nível da plataforma."

Para a Sony, no entanto, isso adiciona outra ferramenta que ela poderá oferecer aos seus desenvolvedores e potenciais parceiros de desenvolvimento. A empresa já possui o motor de gráfico, Decima, que a Guerrilla Games desenvolveu e utilizou em seu adventure open-world, Horizon: Zero Dawn. E está deixando seus parceiros de desenvolvimento externos como o criador de Metal Gear, Hideo Kojima, usar a Decima em seu exclusivo para PS4, Death Stranding. A Sony pode estar construindo suas ferramentas internamente para atrair talentos semelhantes aos de Kojima no futuro.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque