Ford trabalha em tecnologia de comunicação entre carros

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ub21lLmx0L2pBXzN3Vmo1bEhWT0VzLUhBQ3o5bHN4QlZGYz0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL0ZvcmRfLV9DLVYyWF9oZWFkZXIuanBn

Em uma nova atualização no Medium oficial da Ford, o executivo Don Butler revelou os planos da empresa de carros de estabelecer um sistema de comunicação entre veículos.

O chamado C-V2X (Cellular-Vehicle to Everything, ou "Celular-Veículo para Tudo", em tradução livre) é um sistema de comunicação em que os carros da Ford serão capazes de enviar sinais para outros dispositivos ao seu redor por meio das redes 5G, que atualmente estão sendo instaladas pelo território continental dos EUA.

Por meio dele, veículos poderiam detectar não só outros carros próximos, como pedestres via celular e até elementos de infraestrutura como semáforos.

Carros autônomos também se beneficiarão do serviço, de acordo com o executivo.

"Com os planos de instalar as redes celulares 5G em desenvolvimento, C-V2X podem complementar os sensores de carros autônomos. Embora estes veículos serão totalmente capazes de operar sem eles, a tecnologia poderia aumentar sua visão compreensiva do LiDAR, radar e sensores de câmera", escreveu Butler. "Carros autônomos poderiam até receber atualizações em tempo real de condições de estradas que afetem suas rotas."

Para que o C-V2X seja ainda mais efetivo, a Ford também colabora com governos para implementar a tecnologia de sensor na infraestrutura das ruas e estradas.

"Esta tecnologia só poderá atingir seu potencial total se muitos veículos na rua assim como a infraestrutura ao seu redor tomarem vantagem dela. É por isso que estamos convidando outros fabricantes e operadores, assim como agências governamentais para trabalhar conosco e acelerar o desenvolvimento da C-V2X."

A Ford estima que esta tecnologia seja popularizada até 2022.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque