Xbox baseado na nuvem poderá vir equipado com um Chip AMD Picasso semi-customizado

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzEyL3J5emVuX3hib3guanBn

No final de julho, dois relatos de fontes respeitáveis (Thurrott e The Verge) sugereriram que próxima geração de "Xbox por streaming" está em desenvolvimento na Microsoft. Este poderia ser um dispositivo de baixa potência e desenhado especificamente para ser usado em conjunto com a plataforma de cloud gaming, a qual sabemos se tratar ser a Project xCloud. Supostamente, haverá outro Xbox só que mais poderoso para rodar jogos localmente, como de costume.

Agora recebemos informações relacionadas ao chip que irá equipar o console mais acessível. Como você deve ter lido, a linha de APUs AMD Picasso foi recentemente equipada em um novo notebook Microsoft Surface a ser lançado. No entanto, de acordo com o leaker, a Microsoft está realmente interessada em usar um chip Picasso semi-personalizado para o já mencionado Xbox de streaming na próxima geração.

Possivelmente, isso se deve à grande taxa de consumo de energia em relação ao desempenho do APC do AMD Picasso, que deve permitir um modelo de menor para o hardware e permitir que a Microsoft mantenha o preço baixo.

Alguns cálculos "sensíveis à latência" serão feitos localmente, mas a inovação crítica do ponto de vista tecnológico será o deep learning acelerado por hardware, tanto nos centros de dados quanto no silício do Picasso. Essa "cornerstone" foi descrita pelo leaker como uma versão mais sofisticada do Projeto Brainwave, a plataforma de aceleração de deep learning para IA em tempo real anunciada no ano passado pela Microsoft.

O interessante é que com o deep learning, os servidores e o console melhorarão com o tempo, prevendo as ações dos jogadores e, a partir daí, minimizando a latência. Isso se encaixaria muito bem em fazer o Xbox um console muito acessível em termos de preço, portanto dando à rede neural muitos usuários para aprender. A meta geral da Microsoft é reduzir o máximo possível a latência, o que eles acreditam que dará a chance de otimizar seus hardwares, softwares e datacenters.

Já sabemos que o anúncio do Project xCloud que a Microsoft está de fato construindo um datacenter personalizado para ser compatível com os consoles Xbox, de modo que parte do vazamento definitivamente faça os checks out.

Kareem Choudhry (Vice-Presidente Corporativo da Microsoft de Engenharia de Software da Xbox) - Já permitimos a compatibilidade com jogos Xbox atuais e futuros, criando hardware personalizado para nossos datacenters, aproveitando nossos anos de experiência em console e plataforma. Arquitetamos um novo blade personalizável que pode hospedar os componentes de vários consoles do Xbox One, bem como a infraestrutura associada que o suporta. Escalaremos esses blades personalizados nos datacenters nas regiões do Azure ao longo do tempo.

De volta a APU Ryzen 3000, a qual as especificações vazaram apenas dois dias atrás por meio do GeekBench. As Ryzen 5 3500U, por exemplo, vem com quatro núcleos físicos e oito threads (através de multithreading), com freqüência base de 2,10 GHz, 2MB de cache L2, 4MB de cache L3 e 15W de TDP (Thermal Design Power). De acordo com nossa equipe de hardware, ele deve incluir oito Unidades de computação para um total de 512 stream processors.

Claro, isso não nos dá muito material para continuar falando sobre o chip que a Microsoft usará. O leaker afirmou que seria usado um chip semi-personalizado, que era, afinal, o caso de todos os chips AMD usados nos consoles PlayStation 4, PlayStation 4 Pro, Xbox One, Xbox One S e Xbox One X. Assim, as especificações podem ser muito diferentes, conforme a necessidade da Microsoft neste caso.

Avisaremos vocês caso mais detalhes sejam divulgados desse Xbox, ainda não confirmados pela Microsoft, mas altamente prováveis neste momento.

Nightcrowley
Nightcrowley
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,