Microsoft lançará navegador web com mesma base do Google Chrome

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A Microsoft deve anunciar ainda esta semana seu futuro navegador web baseado no Chromium, tecnologia de código aberto usada no Google Chrome. Ele tem codinome Anaheim e pode substituir o Edge como navegador padrão no Windows 10, levando a uma rivalidade menor entre browsers.

IMAGEaHR0cHM6Ly91cGxvYWRkZWltYWdlbnMuY29tLmJyL2ltYWdlcy8wMDEvNzYwLzk3NC9mdWxsL21pY3Jvc29mdC1lZGdlLWV2ZW50by03MDB4Mzk0LmpwZw==

Segundo o Windows Central, a Microsoft está usando o Chromium para criar um novo navegador web; trata-se do projeto open-source no qual o Chrome é baseado. Estes planos serão revelados oficialmente ainda esta semana, de acordo com o The Verge.

A Microsoft deve abandonar a engine EdgeHTML para renderizar páginas da web. Essa tecnologia foi lançada em 2015, junto ao Windows 10, e representava uma evolução da engine Trident encontrada no Internet Explorer. A empresa pôde enfim se livrar de código legado e se concentrar em padrões modernos como o HTML5.

No entanto, alguns sites ainda se comportam de forma diferente no Chrome e no Edge. E o navegador da Microsoft não é exatamente uma prioridade: ele responde por apenas 4% dos acessos no desktop, segundo o StatCounter, contra 72% do browser do Google. Nem mesmo alguns serviços do Azure funcionam direito no Edge.

Por isso, a Microsoft deve enfim jogar a toalha e admitir que o Chrome venceu. Inclusive, seus engenheiros de software estão colaborando com o Google para que o navegador seja oferecido na Microsoft Store e rode no Windows 10 em ARM - ou seja, em processadores Snapdragon. "Eu acredito que você o terá por volta da segunda metade do ano que vem", disse um executivo da Qualcomm ao Android Authority.

Ainda não está claro se a Microsoft continuará usando o nome "Edge" ou se vai adotar outro. De um jeito ou de outro, a rivalidade com outros navegadores deve diminuir; este ano, por exemplo, o Windows 10 recomendava não instalar o Chrome ou o Firefox. (A tática foi interrompida.)

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Publicações em Destaque