Dev de Mutant Year Zero apoia comentário zombando de quem critica o Denuvo

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cubXV0YW50eWVhcnplcm8uY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9zaXRlcy85LzIwMTgvMDIvbXV0YW50X2tleTIuanBn

Para tentar impedir que seus jogos sejam pirateados, as desenvolvedoras costumam usar DRMs para protegerem seus jogos. O mais famoso deles é sem dúvidas o Denuvo, é praticamente impossível encontrar um jogo AAA hoje em dia que não utilize ele.

Muitas pessoas acreditam que o Denuvo apenas prejudica os consumidores, já que no fim sempre acaba sendo quebrado. Algumas desenvolvedoras até mesmo acabaram removendo o Denuvo após o mesmo ser quebrado.

No entanto, quando um usuário desinformado decidiu perguntar no fórum da Steam do jogo Mutant Year Zero: Road to Eden do que se tratava o Denuvo, a resposta que os desenvolvedores fixaram no post não foi muito bem recebida por todos.

É basicamente um software inofensivo que impede a pirataria ou ao menos tenta desacelerar a pirataria, no entanto, as pessoas com chapéu de papel alumínio estão convencidos de que ele vai usar seus PCs de US$299 do Walmart para minerar cripto-moedas ou está coletando informações sobre seus fetiches de My Little Poney para vender para os Russos. :P

Resumindo, o tipo de pessoa que fica chorando por causa disso é o tipo de pessoa que os games/comunidade ficaria melhor sem.

Porém, após várias reclamações os desenvolvedores removeram o comentário fixado e pediram desculpas pelo ocorrido.

Oi, eu sou Jens Erik da Funcom. Sou um dos gerentes de comunidade de MYZ: Road to Eden.

Não concordamos com a visão expressada no comentário que foi fixado e quando ficamos sabendo disso, imediatamente o removemos. Mutant Year Zero: Road to Eden usa Denuvo para evitar e desacelerar a pirataria, e nós entendemos que nem todos gostam desta prática. Encorajamos os jogadores a expressarem suas opiniões de uma maneira construtiva e não queremos zombar dos jogadores que não concordam com as companhias usando Denuvo.

Quando questionado se pretendiam remover o Denuvo de Mutant Year Zero: Road to Eden, Erik simplesmente respondeu:

Não temos planos para remover Denuvo do MYZ: Road to Eden.

E afirmou o mesmo quanto a Conan: Exiles, o qual o Denuvo já foi quebrado há vários meses.

Minha resposta é a mesma: Nós atualmente não temos planos em remover o Denuvo de Conan: Exiles.

A explicação de Erik para o uso do Denuvo, é que eles desejam "proteger o trabalho duro que os desenvolvedores colocaram no jogo da pirataria." De acordo com ele, não estão "em posição para lançarem um jogo sem alguma forma de proteção" e que o "Denuvo se provou efetivo em evitar a pirataria."

Mutant Year Zero: Road to Eden já está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis