David Jaffe, criador de God of War, crítica jogos AAA pela repetitividade

#Notícia Publicado por VSDias55, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzExL3UxX3U0LTc0MHg0MTYuanBn

David Jaffe, conhecido como o diretor do primeiro God of War e diretor criativo do segundo jogo da série, além de seu trabalho em diversos jogos da franquia Twisted Metal, sempre foi o tipo de desenvolvedor que gosta de expressar suas opiniões.

Desta vez, em um vídeo em seu canal, ele se concentrou em criticar fortemente os chamados jogos AAA pela repetitividade da jogabilidade em cada sequência. Ele usou a franquia Uncharted da Naughty Dog como exemplo, afirmando que enquanto Uncharted 4: A Thief's End possui gráficos e uma produção geral muito melhores, ele ainda é jogado essencialmente da mesma forma que Uncharted 1: Drake's Fortune.

SzB4VkY3Qko5TkE=

Jogos AAA estão morrendo.

Vocês só não sabem ainda...

Quando questionado se isso só se referia a jogos anuais, Jaffe firmou:

Não, estou me referindo a todos esses tipos de jogos. Uncharted também sofre com isso: a mesma jogabilidade, melhor produção. Se funciona para você, eu respeito isso. É sério. Para mim, uma vez que eu jogue um jogo, eu preciso que o próximo jogo ofereça algo significativamente novo ou estou fora.

O ponto é que: o que eu fiz em 2001 com Ucharted 1 É A MESMA COISA do que eu fiz no U4. Em um nível puramente mecânico, o jogo não está oferecendo nada significativamente novo e para mim é isso que eu quero nos meus jogos.

Isso não quer dizer que ele acredita que Uncharted seja um jogo ruim. Ele acha que o gênero de ação / aventura AAA está estagnado e o mesmo vale para outros títulos semelhantes (ele citou Gears of War, por exemplo). Especificamente, Jaffe disse que os jogos AAA estão deixando de lado a adição de elementos novos e surpreendentes em suas sequências.

Quem disse que Uncharted é ruim?!? Eu com certeza não disse. Além disso, nesse mesmo vídeo eu falo sobre como a Naughty Dog é a segunda melhor desenvolvedora, TALVEZ atrás apenas da Sony Santa Monica, quando se trata de execução. Eu acho que o gênero de ação / aventura em 3ª pessoa AAA está estagnado e que Uncharted é um ótimo jogo.

Acho que o trabalho das sequências é fornecer uma mistura de jogabilidade já familiar, com novidades e surpresas. Eu acho que a maioria dos jogos AAA estão decepcionando no quesito novidades e surpresas.

Mais importante, David Jaffe afirma acreditar que a maioria dos jogadores se sentirão da mesma forma daqui a alguns anos. Ele lembrou como nos anos 90 os criadores de jogos se cansaram de criar (e jogar) jogos de plataformas 2D mais rápido do que os jogadores.

Em 3-4 anos, a visão da maioria dos jogadores será a mesma que a minhã. Assim como nos anos 90 os desenvolvedores estavam ficando fartos de jogos 2D de plataforma ANOS antes da audiência se cansar.

Este é certamente um assunto bem interessante. Você concorda ou não com ele.

Só para recordar, David Jaffe se afastou da indústria de jogos há algum tempo. O seu último jogo, Drawn to Death, um FPS multiplayer exclusivo para o PlayStation 4, foi lançado em 2017, recebendo diversas críticas negativas. Como resultado, os servidores online do jogo serão fechados daqui alguns meses, e o estúdio de Jaffe, The Bartlet Jones Supernatural Detective Agency, foi fechado após o cancelamento do segundo projeto.

Vinicius
Vinicius #VSDias55
, Florianópolis
Publicações em Destaque