Empresa chinesa se une a Vale do Silício para diminuir receios sobre inteligência artificial

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4taW1hZ2VzLTEubWVkaXVtLmNvbS9tYXgvMTkyMC8xKi1EYkR5d0E4SDZaWVZrS0RNeGJhTFEuanBlZw==

Baidu é a primeira chinesa a entrar em consórcio de inteligência artificial que conta com Google, Apple e Facebook.

A empresa de buscas online Baidu se tornou a primeira companhia chinesa a participar de uma aliança sobre inteligência artificial, liderado por empresas dos Estados Unidos, em meio a choques políticos gerada pela competição de ambos os países na área.

Criado em 2016, a ideia da Parceria em Inteligência Artificial (PAI), grupo que conta com grandes empresas de tecnologia - como Google, Apple, IBM e Facebook - é diminuir as tensões sociais em torno da inteligência artificial. A aliança desenvolve diretrizes éticas para pesquisa e melhores práticas em inteligência artificial em parceria dessas empresas com acadêmicos e especialistas em ética.

"Admitir nosso primeiro membro chinês é um importante passo para construir uma parceria realmente global", disse Terah Lyons, diretora-executiva da Parceria.

Entre os receios em relação a esse tipo de tecnologia está o medo de que as máquias se tornem mais inteligentes que as pessoas, algo alarmado pelo bilionário Elon Musk, presidente da montadora Tesla. Especialistas também temem que terroristas e criminosos lancem mão de inteligência artificial.

No ano passado, o Ministério da Indústria da China nomeou a Baidu como uma das quatro campeãs nacionais em IA. O país tem interesses diretos na tecnologia e no ano passado traçou estratégias para ter um mercado doméstico de inteligência artificial avaliado em quase US$ 150 bilhões nos próximos anos.

A Baidu, que comanda o maior negócio de buscas na China, tem investido pesado em inteligência artificial, a exemplo dos carros autônomos. No projeto Apollo, que planeja desenvolver um sistema de direção autônoma, a Baidu trabalha junto a grandes montadoras como Ford e BMW.

Em uma entrevista à rede americana "CNN" no ano passado, o presidente da Baidu chegou a afirmar que "a inteligência artificial é a nova eletricidade, uma tecnologia que irá mudar indústria atrás de indústria".

A inclusão da Baidu no grupo acontece no meio de uma disputa política entre EUA e China por causa de transferência de tecnologia - uma briga que tem gerado barreiras tarifárias de ambos os lados.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,