Rumor - Modelos da Amd Zen 2 já se encontram em testes na RTG Labs

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9rMHZSREVzLmpwZw==

Com a revelação da próxima geração de CPU, AMD Zen 2, o rumores recentes tem revelado que a Radeon Technologies Group já recebeu um exemplo para otimizações. O rumor vem de um membro da HardOCP que possuí uma certa relevância quando se trata de leaks relacionados a AMD.

Lá não teve muitos detalhes mencionados, mas antes de tudo, você deve estar se perguntando, por que a RTG (Radeon Technologies Group) da AMD pegou um modelo tão cedo. Diz-se que a razão é a alteração na interconexão, o qual exige que a RTG faça ajustes nos drivers da placa de vídeo. A amostra em questão foi baseada na nova arquitetura central do Zen 2, projeto cujo a AMD terminou no início deste ano.

As CPU Zen 2 contarão com 8 núcleos e 16 threads. Jugando pela configuração, podemos falar que ele fará parte da terceira geração do Ryzen. O chip conta com um clock base de 4.0 GHz e um boost clock de 4.5 GHz. Ele foi testado com uma memória DDR4-3600 MHz (CL15) com uma placa de vídeo, Radeon RX Vega 64 Liquid. A plataforma de teste foi em uma engineering mobo com a logo da AMD. Pode ser baseado em um novo chipset, mas empresa ainda não confirmou quando eles lançaram o Ryzen se o socket AM4 foi projetado para ser um teste futuro, então a possibilidade de placas-mãe atuais suportarem CPUs Zen 2 de próxima geração é altamente provável.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA0L0FNRC1SeXplbi0ybmQtR2VuXzUucG5n

Algumas informações sobre o desempenho também foram comentadas com a amostra da CPU Zen 2 que já provou ser excelente em comparação ao Core i7-8700K da Intel. Mas como é uma amostra muito antiga, ela atualmente tem vários crash, conforme mencionado pelo membro do fórum. Disseram que o chip 'crashou' tantas vezes que o teste teve que ser feito várias vezes para ser completado, caso contrário o chip simplesmente dava crash antes do teste terminar.

Por enquanto a AMD não compartilhou muita informações sobre Zen 2 ainda, os últimos rumores alegam que a Zen 2 terá uma melhoria de 10 à 15% no IPC (Instructions Per Clock). A melhoria do IPC está acima dos atuais processadores baseados em Zen+ de 12nm que entregam cerca de 3% de aumento de IPC sobre o Zen de 14nm. O núcleo Zen em si foi o maior aumento de IPC para a AMD, tendo um salto de mais de 50% em comparação com os seus antigos núcleos CAT, todos os quais foram revisões e variantes do Bulldozer.

Uma aumento de 10 a 15% no IPC pode trazer bons resultados, considerando que também esperamos ver alguns problemas de taxa de clock nos processadores da próxima geração. Isso, combinado a mudanças na arquitetura e suporte de frequência de memória maior, resultará em um desempenho muito melhor do que os das CPUs atuais.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA1L2FtZF9yb2FkbWFwX2NwdV9xMl8yMDE4LnBuZw==

Claro, tudo isso não passa de rumores, mas eles ainda assim são interessantes para usuários que já estão de olho na próxima geração das CPUs Ryzen da AMD. Espere por mais detalhes nos próximos meses quando a AMD estará pronta para revelar a próxima geração da CPU ao público.

Nightcrowley
Nightcrowley
Publicações em Destaque