Firefox inicia testes para bloquear códigos de mineração e rastreamento publicitário na web

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdGF0aWMuZ2FtZXZpY2lvLmNvbS9pbWFnZW5zL3VwbG9hZC9iaWcvMS8wMDAxMTAuanBn

A Mozilla, fundação sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento do navegador Firefox, anunciou que as versões de testes do navegador agora incluem uma função para bloquear códigos de rastreamento na web e outros componentes que são executados nos "bastidores" do site sem beneficiar a navegação, como é o caso dos serviços que mineram criptomoedas na web. Os bloqueios devem chegar à versão uso geral do navegador em partes: primeiro em outubro de 2018 e depois em janeiro de 2019.

Diversas justificativas foram apresentadas para a adoção das medidas:

  1. Ganho de desempenho. Um estudo da Ghostery, uma extensão popular de proteção de privacidade, estima que 55,4% de todo o tempo necessário para carregar uma página se deve aos rastreadores de terceiros que são embutidos na publicidade. Bloquear esses códigos deve fazer com que as páginas carreguem mais rapidamente.
  2. Privacidade. A medida deve aumentar a privacidade de quem usa o Firefox. Segundo a Mozilla, boa parte das pessoas não entende como funciona o rastreamento na web e poucos imaginam que existem serviços de rastreamento que acompanham cada visita e compra feita on-line.
  3. Medida "educativa". Bloquear o rastreamento e códigos prejudiciais à navegação, segundo a Mozilla, é uma atitude semelhante ao bloqueio de pop-up que foi adotado em 2004, fazendo com que anunciantes compreendessem que pop-ups eram prejudiciais para a experiência dos usuários durante a navegação.

Também serão bloqueados métodos alternativos que identificam um usuário mesmo quando ele realiza bloqueio de cookies e outros recursos do gênero. Anunciantes agressivos usam esses métodos para desrespeitar a decisão do usuário de não ser rastreado na web. Em 2016, a Mozilla removeu a possibilidade de sites receberem informações sobre a bateria de notebooks porque o recurso, que foi idealizado para que sites otimizassem seu consumo de energia, podia identificar o internauta.

O Firefox é usado em 10,97% dos acessos em computadores, segundo a Statcounter. No Brasil, o navegador é usado por 6,77% dos internautas. Contabilizando os acessos em celulares, a participação do Firefox no Brasil cai ainda mais: 4,94%. O navegador chegou a ter 20% do mercado em 2008, quando o Chrome, o navegador mais usado atualmente, foi lançado.

Navegador 'decide' pelo internauta?

Os navegadores já incluem uma opção chamada "não rastrear" que "informa" aos sites o desejo do internauta de não ser rastreado. Esse recurso não é acompanhado de nenhuma medida técnica por parte do navegador, o que permite ao site simplesmente ignorar o pedido e prosseguir com o rastreamento. Esse recurso vem desativado nos navegadores.

Anunciantes argumentaram que os internautas devem realizar uma ação consciente de ativar o "não rastrear" para que o bloqueio possa ter validade e ameaçaram não honrar o recurso se ele viesse ativado na instalação, o que levou os navegadores a manterem o recurso desativado.

A atitude da Mozilla reverte essa postura e tem potencial para criar um diferencial do navegador com relação ao Chrome, que é desenvolvido pelo Google. O Google teve 85% de sua receita com publicidade no primeiro trimestre de 2018. A rede de publicidade do Google, por estar presente em muitos sites, consegue coletar dados extensos sobre os hábitos de navegação de cada internauta usando o tipo de rastreamento que o Firefox pode acabar bloqueando.

Mesmo que o Google não seja bloqueado de forma direta pelo Firefox -- algo que só poderá ser confirmado quando o recurso for finalizado --, certos anúncios veiculados pelo Google incluem rastreadores próprios que dificilmente vão escapar.

Com o bloqueio sendo realizado pelo navegador, é possível que algumas redes de anúncio se recusem a aceitar o bloqueio e tentem burlar as proteções adotadas pelo Firefox, exatamente como aconteceu quando foram adotados os primeiros bloqueadores de pop-up.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque