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FIFA 19 chegou ao Brasil na última sexta-feira (28) com um preço sugerido de R$ 280 nas versões de PlayStation 4 e Xbox One, levemente superior ao de outros jogos de alto orçamento.
O preço sugerido, que normalmente é indicado pela fabricante do produto, pode ser conferido em lojas como Submarino, Magazine Luiza, Amazon e Lojas Americanas. Veja os prints abaixo:
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No PlayStation 3 e no Xbox 360, o preço é de R$ 230. Já no Nintendo Switch, o game pode ser adquirido oficialmente em seu formato digital, por R$ 240, na Loja Nintendo.
O preço pode indicar um aumento nos preços de games do país, que havia se estabilizado em R$ 250 - lançamentos como Shadow of the Tomb Raider, por exemplo, permanecem neste valor.
Nós entramos em contato com a EA e com a Warner, que distribui os jogos da EA no Brasil, para perguntar por que os preços de FIFA 19 são de R$ 280 no Xbox One e no PS4.
Um dos principais motivos pode ser a alta do dólar, que ultrapassou a barreira dos R$ 4 em setembro. O aumento dos preços dos jogos têm acompanhado a desvalorização do real frente a moeda americana desde 2015, quando a média do valor de games prensados em disco subiu de R$ 200 para R$ 250 - e, durante alguns meses, ameaçou ficar nos R$ 300.
"O que se precisa entender bem é que todas as publishers têm o mesmo problema: custos em dólares. Participamos dos custos para as first-parties: Sony Nintendo e Microsoft. Então, é normal (o aumento do dólar) ter um impacto", declarou, à época, o chefe da Ubisoft no Brasil, Bertrand Chaverot.
Este ano, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o executivo voltou a falar sobre um eventual preço dos jogos atrelado à alta do dólar: "Se chegarmos a R$ 4, teremos de aumentar os preços".
Mesmo com os jogos prensados no país, vários custos da produção de um game, como royalties pagos às fabricantes de consoles, são atreladas à moeda americana, como explica esta reportagem do UOL Jogos. Isso ajuda a explicar, por exemplo, como jogos exclusivos como Spider-Man conseguem se manter na faixa dos R$ 200.