Nintendo encerra ferramenta usada para construir jogos de fãs Pokémon

#Notícia Publicado por meganinja, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uYXJzdGVjaG5pY2EubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA4L3Bva2Vzc2VudGlhbHMuanBn

Uma tela da interface do Pokemon Essentials mostrando como construir um mapa com a ferramenta no RPG Maker.

A Nintendo tem uma longa história de usar ações legais para derrubar jogos de fãs baseados em suas populares franquias protegidas por direitos autorais. Agora a empresa está mirando em uma das ferramentas usadas para construir alguns desses jogos de fãs.

Desde 2007, Pokémon Essentials tem sido uma parte crucial da comunidade de jogos de fãs de Pokémon. Como um mod gratuito para o software pago RPG Maker, Pokémon Essentials oferece todos os gráficos, músicas, mapas e tilesets que um usuário precisa para criar seu próprio Poké fan-game.

Os fãs da ferramenta reuniram-se em torno dos fóruns do PokeCommunity e de um wiki dedicado ao Pokémon Essentials para baixar arquivos, compartilhar criações e discutir a cena. No início desta semana, no entanto, o moderador do fórum PokéCommunity Marin anunciou que "o Pokémon Essentials wikia e todos os downloads para ele foram retirados devido a uma alegação de direitos autorais da Nintendo of America." Isso significa que "não permitiremos que Pokémon Essentials ou qualquer de seus ativos sejam hospedados ou distribuídos na PokéCommunity", diz o anúncio. "Pedimos sinceras desculpas por termos que fazer isso, mas não há como fugir disso".

Um representante da Fandom, a empresa que hospeda o wiki, confirmou à Verge que "recebeu uma notificação da DMCA em nome da Nintendo nos notificando de conteúdo que violava seus direitos autorais. Depois de avaliar cuidadosamente as violações em relação ao wiki Pokémon Essentials, chegamos à decisão de derrubá-lo. "

Pokémon Essentials foi usado para construir o Pokémon Uranium, um jogo de fãs que recebeu cerca de 1,5 milhões de downloads antes de ser desligado pela Nintendo. O título foi posteriormente excluído do The Game Awards após ser inicialmente listado entre os indicados na categoria Melhor Criação de Fãs.

Marin pede que os membros da PokéCommunity "para não se preocupem com a alegação, e não há razão para ficar bravo com a Nintendo ou com qualquer outra pessoa envolvida. Não precisa ser um negócio maior do que deveria ser." Mas nem todo mundo está seguindo esse conselho.

"Isso é nojento. É lamentável que os trolls dos direitos autorais possam anular anos de trabalho voluntário com tanta facilidade", escreveu o pôster da PokéCommunity 00.Archer no fórum. "A Nintendo pode ter derrubado o wiki, mas acredito que o PE vai ser grande novamente", acrescentou o usuário Soccersam. "Não é como se estivéssemos ganhando dinheiro com isso! É um programa sem fins lucrativos, apenas para fins de entretenimento [sic]!"

Os arquivos por trás do Pokémon Essentials continuarão a estar pela Internet apesar da queda, e novos jogos de fãs feitos com a ferramenta certamente continuarão sendo lançados. Mas a ação da DMCA da Nintendo contra esses sites centrais para a comunidade mostra um novo nível de zelo na luta da empresa contra de jogos de fãs.

meganinja
meganinja
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,