Após 18 anos, site de emuladores EmuParadise encerra serviços

#Notícia Publicado por Kang-O_Conquistador, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9maXk3enpvdTI4ZWY1dDRiOWp6d3VhOS13cGVuZ2luZS5uZXRkbmEtc3NsLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8wOC9FbXVQYXJhZGlzZS1OaW50ZW5kby1ST01TLUVtdWxhdG9ycy0xMTcweDY1OC5qcGc=

Por quase duas décadas, o EmuParadise tem sido o local preferido para um grande número de pessoas na comunidade de emulação. Isso se deve à grande coleção de ROMs e ISOs do site, que remontam desde as épocas Atari e NES, até o Wii e PSP. Mas as coisas são diferentes agora.

O criador do site divulgou recentemente uma nota intitulado "EmuParadise is Changing". Esta nota continha uma explicação - o site não hospedará mais nenhum jogo. Aqui está um trecho:

"Não vale a pena para nós arriscarmos consequências potencialmente desastrosas. Não posso, em boa consciência, arriscar o futuro dos membros da nossa equipe que contribuíram para o site ao longo dos anos. Nós criamos o EmuParadise pelo amor que temos pelos jogos retrô e para você poder rever esses bons momentos. Infelizmente, não é possível fazê-lo agora de uma forma que faça todos felizes e nos mantenha longe de problemas. . . . . Você não poderá obter seus jogos aqui por enquanto. Para onde vamos, isso depende de nós e de vocês. "

IMAGEaHR0cHM6Ly9maXk3enpvdTI4ZWY1dDRiOWp6d3VhOS13cGVuZ2luZS5uZXRkbmEtc3NsLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxOC8wNy9OaW50ZW5kby1ST01zLTEwMjR4NTc2LmpwZw==

Esta notícia vem apenas algumas semanas depois que a Nintendo abriu um enorme processo de 100 milhões de dólares contra o proprietário do LoveROMS e do LoveRETRO. Esses sites eram muito parecidos com o EmuParadise, hospedando uma vasta coleção de jogos retro e emuladores. Poucas horas após o processo ter sido apresentado, ambos os sites foram colocados offline. Além da queda do LoveROMS e do LoveRETRO, a Nintendo teve um emulador do GameBoy Advance removido do GitHub.

Deve-se notar que o anúncio da EmuParadise não denuncia especificamente a Nintendo como sendo a razão para a remoção de todos os jogos do site, mas, no passado, ela teve desentendimentos com a Big N. Em junho de 2017, todos os títulos primários da Nintendo foram retirados da biblioteca do EmuParadise. Então, considerando os recentes encerramentos acima mencionados em cima da briga do ano passado, não seria surpreendente se a Nintendo tivesse um papel a desempenhar neste anúncio, afinal de contas, a EmuParadise ainda não apontou o dedo para ninguém. O fato é que o site violou as leis de direitos autorais. Assim, quem forçou o site a fazer essa mudança drástica teve as bases legais para fazê-lo, especialmente porque a EmuParadise estava se beneficiando com espaço publicitário.

Isso matará a cena de emulação? Não exatamente. Outras fontes ainda existem. No entanto, este é um golpe incapacitante. O EmuParadise era conhecido não apenas por ter uma vasta coleção de jogos, mas também por ser uma fonte segura, devido a muitos outros sites da ROM / ISO sendo repletos de anúncios e vírus evasivos. Assim, muitos na comunidade terão que encontrar algum outro lugar para conseguir seus jogos se ainda estiverem dispostos a fazer o esforço.

Ainda assim, faz você se perguntar o que está acontecendo com a Nintendo. Independentemente de ter ou não uma mão nessa situação específica, ainda é interessante que a empresa tenha tomado medidas contra o LoveROMS e o LoveRETRO junto com o emulador GBA do GitHub ao mesmo tempo. Lembre-se, o Switch Online será lançado no próximo mês (setembro de 2018) e incluirá o novo serviço de Jogos Clássicos, o sucessor do Virtual Console. Embora apenas um punhado de jogos da NES tenha sido anunciado para chegar ao serviço até agora, provavelmente não seria exagero imaginar que a Nintendo poderia ter planos maiores para o novo serviço, considerando os comprimentos com os quais foi mencionado anteriormente. Nós vamos ter que esperar e ver o que vem disso tudo.

Kang-O_Conquistador
Kang-O_Conquistador
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque