Comitê Olímpico Internacional organiza fórum para discutir sobre os e-sports
IMAGEaHR0cDovL2dlZWtjYWZlLmJsb2cuYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMTIvZXNwb3J0LmpwZw==
A campanha para os e-sports serem incluído nas Olimpíadas fez algum progresso após o Fórum de E-sports Olímpicos realizado na Suíça no final de semana.
Reunindo mais de 150 partes interessadas do setor, incluindo a Blizzard, a Riot Games, a ESL e a Epic Games, o Fórum de E-sports Olímpicos buscou "construir um entendimento conjunto entre a comunidade esports e o movimento olímpico".
Realizado no Museu Olímpico por Rick Fox, três vezes campeão da NBA e proprietário da organização de e-sports Echo Fox, o fórum cobriu todos os aspectos dos e-sports, dos atletas e igualdade de gênero, até a transmissão e investimento.
Conforme relatado pelo The Esports Observer, o CEO da Riot Games, Nicolo Laurent, disse durante um painel intitulado The World of Esports, que ele espera que o fórum leve os e-sports a "serem mais legitimados em todo o mundo".
Ele disse que trabalhar com o governo para ajudar a reconhecer o e-Sports como sua própria disciplina, juntamente com a criação de regulamentos adequados, poderia "nos permitir realmente crescer".
"Um dos grandes pontos problemáticos é viajar, alguns países realmente dão boas-vindas a atletas do e-sports, como os EUA, você tem um visto de atleta", disse Laurent.
"Há certos territórios que são menos sofisticados a esse respeito, e isso dificulta o crescimento do e-sport em certas áreas do mundo."
O presidente e CEO da Blizzard Entertainment, Mike Morhaime, disse que a indústria está "vendo um verdadeiro ponto de inflexão para o e-Sports" nos últimos anos.
"Pessoas que realmente não estavam prestando atenção ao fenômeno e-sports agora estão interessadas", disse ele.
"Então, o que temos é que pela primeira vez a ESPN transmitirá a Overwatch League no horário nobre, o que nós realmente não vimos antes.
Temos patrocinadores prestando atenção, é um público muito atraente. É 20 a 40 anos mais jovem do que a maioria dos esportes tradicionais. É recente, e acho que só vai continuar crescendo daqui."
Também relatado pelo The Esports Observer, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Associação Global de Federações Esportivas Internacionais (GAISF) também anunciaram planos para formar um Grupo de Contato para E-sports, para continuar o engajamento entre todos os principais interessados.