AMD anuncia processador Threadripper com 32 núcleos

#Notícia Publicado por FERMASTERFURY, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA2L3RocmVhZHJpcHBlci1hbWQuanBn

A Computex 2018 foi o evento escolhido pela AMD para apresentar a segunda geração dos processadores de alto desempenho Ryzer Threadripper. A ordem aqui é não economizar nas especificações: o novo chip terá 32 núcleos. Se o chip de 28 núcleos que a Intel apresentou recentemente impressiona, imagine este.

O AMD Threadripper 2 trará 32 núcleos de 3 GHz (3,4 GHz em turbo, mas esta frequência pode mudar até o lançamento), além de 64 threads. O cache vai ter 64 MB e o TDP deverá alcançar 250 W contra os 180 W da geração anterior. Sim, o aumento do poder de fogo tem lá suas consequências. Apesar disso, a AMD dá a entender que refrigeração com coolers continuará sendo suficiente para o processador.

Como previsto, o Threadripper 2 terá como base os dies Zeppelin com processo de fabricação de 12 nanômetros. Cada um tem oito núcleos. Na verdade, a AMD usou o Zeppelin para fazer a primeira geração alcançar os 16 núcleos, mas deixou desativados dois dos quatro dies existentes. A nova geração terá todos os dies ativados para chegar aos 32 núcleos, a exemplo dos chips Epyc para servidores.

Mas há algumas questões em aberto, como o fato de o chipset X399 necessário para os processadores Threadripper só suportar quatro canais de memória, mas a ativação de todos os dies fazer com que haja oito. Isso indica que metade dos dies não deverá ter acesso direto à memória, aumentando a latência. Porém, a AMD sinaliza que isso causará pouco ou nenhum impacto no desempenho geral.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA2L3RocmVhZHJpcHBlci0yLXNsaWRlLmpwZw==

Não há data exata para o lançamento do Threadripper 2, mas a companhia afirma que as primeiras unidades devem chegar em agosto. Haverá mais de um modelo, incluindo um com 24 núcleos, possivelmente. Placas-mãe para os novos processadores também deverão ser anunciadas: elas provavelmente terão o mesmo chipset das atuais (o X399), mas estarão mais bem preparadas para lidar com o aumento do consumo de energia.

FERMASTERFURY
FERMASTERFURY
, Logo Alí