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Rise of Tomb Raider é lançado para Linux, veja alguns benchmarks

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A Feral Interactive, junto com a Crystal Dynamics e a Square Enix trouceram para o Linux mais uma grande titulo: Rise of Tomb Rider.



Não é segredo que o port do primeiro jogo dessa nova série veio com alguns problemas de performance no Linux, a maioria resolvidos com um patch depois do lançamento. Porem, dessa vez a Feral parece ter feito um ótimo trabalho com Rise of Tomb Raider, deixando ele quase no mesmo nível de performance que a versão Windows.
A versão disponivel para Linux é a "20 Year Celebration edition", que inclui todas as DLCs lançadas até então.

Benchmarks

Primeiro, vamos ver como o jogo roda com todas as opções no máximo possível, com diferentes níveis de anti-aliasing. O jogo te alerta que o SSAA é muito pesado e que pode reduzir consideravelmente a performace. Também, a opção Pure Hair é ativada por padrão em todos os presets acima de Baixo. Algumas poucas opções, mesmo colocando no preset máximo, ainda fica setado como Baixo, essas opções eu coloquei no máximo manualmente. Outro ponto é que a opção Very High Textures será usada nesses teste, o qual requer uma GPU com o minimo de 6GB de VRAM.


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Como pode ver, o FXAA e o SMAA deixam o jogo com uma performance razoavel, considerando que todas as opções estão no máximo absoluto. Mesmo usando o SSAA x2 não parece diminuir a performance consideravelmente, mantendo o jogo acima dos 60FPS na maior parte do tempo. Porem, a configuração dos teste acima provavelmente será usada por poucas pessoas.

Agora abaixo tem alguns benchmarks em configurações em que a maioria das pessoas costumam a jogar, do maximo ao mais baixo, usando o FXAA exceto na configuração mais baixa.


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Agora abaixo uma comparação com o Windows 10 utilizando o DX11 e DX12 enquanto o Linux utiliza a Vulkan. Note que a versão Windows tem duas opções de Oclusão de ambiente a mais que no Linux, então nos dois sistema essa opção esta configurada apenas como Ligado. Outro ponto é que os números se referem ao FPS médio em cada cenário.


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Como esperado, existe uma diferença de performance, porem muito menor do que outros lançamentos AAA anteriores, somando o fato de o jogo configurado para o máximo possível ainda apresentar uma performance totalmente jogável, mostra como os drivers de vídeo junto com a API gráfica Vulkan vem melhorando a situação dos jogos no Linux.

Uma comparação da média de desempenho na configuração usada pela maioria das pessoas:



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