Modo 4k não é a melhor maneira de jogar God of War

#Notícia Publicado por Velin, em .

É melhor ficar com o modo Performance

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS9pR2NzVE9DX0ViVS9ocWRlZmF1bHQuanBn

God of War é uma conquista técnica impressionante para a sua apresentação única. Menos impressionante, no entanto, é o modo de renderização 4K do jogo no PlayStation 4 Pro. Não parece capaz de manter sólidos 30 quadros por segundo e, em um jogo de ação como esse, é o mínimo esperado.

Os usuários do PS4 Pro têm duas opções de renderização diferentes para God of War: "Favor Resolution", que executa o jogo na resolução 4K usando renderização de Checkerboard, e "Favor Performance", que exibe o jogo na resolução de 1080p. Se você não estiver jogando em uma TV 4K, o modo Resolução usará superamostragem para executar o jogo com mais detalhes em sua tela de baixa resolução. O modo de resolução tem como alvo uma taxa de quadros de 30 fps, enquanto o modo de desempenho desbloqueia a taxa de quadros com um limite de 60 fps. (A opção de modo gráfico fica cinza se você não estiver usando um PS4 Pro.)

Esta é uma configuração diferente da que a Guerrilla Games usou no Horizon Zero Dawn, que talvez seja a melhor peça 4K do PS4 Pro até agora. Nesse jogo de mundo aberto, a taxa de quadros era limitada a 30 fps nos modos Resolução e Desempenho. A idéia por trás de descartar a resolução para 1080p para o modo Performance foi deixar o jogo oferecer uma experiência mais suave de 30 fps (ou seja, menos quedas nas taxas de quadros). Mas o Horizon Zero Dawn já rodou em um sólido 30 fps em seu modo Resolution - que resultou em uma resolução de 2160p usando uma técnica personalizada de checkerboarding desenvolvida pela Guerrilla - então o modo Performance acabou não valendo o trade-off da resolução.

SE9YWm1SbDFQbWM=

No caso de God of War, o aumento da resolução não vale a troca de taxa de quadros. Tentamos o modo 4K durante nosso período de análise e descobrimos que o jogo às vezes falhava em manter seu alvo de 30 fps. As quedas aconteceram com frequência - tanto em combate quanto meramente explorando o mundo - para nos fazer querer mudar para o modo Performance. A taxa de quadros era mais variável lá; não ficou fechado a 60 fps, o que seria pedir muito. No entanto, o jogo quase sempre corria muito acima de 30 fps nessa configuração, e nós preferimos o aumento da capacidade de resposta, especialmente na batalha. Confira a diferença no breve clipe lado a lado acima.

Além disso, dificilmente poderíamos dizer a diferença na fidelidade entre os dois modos de God of War. O jogo teria que ser significativamente mais detalhado em 4K para que possamos escolher essa configuração no modo Performance e, aos nossos olhos, isso não parece ser o caso. Embora a resolução de 2160p ofereça quatro vezes mais pixels do que 1080p, não percebemos muito benefício do modo Resolução - pelo menos, não ao reproduzir em uma TV de 1080p com superamostragem. Nosso revisor jogou o jogo completo em uma TV 4K e, embora tenha notado uma diferença significativa nos recursos visuais no modo de resolução, o impacto no desempenho não valeu o aumento da fidelidade visual. As sequências de ação do jogo, em particular, beneficiaram-se grandemente de uma taxa de quadros confiável.

O modelo de personagem de Kratos e seu Leviathan Axe parecem ser tão detalhados em ambos os modos, e as diferenças na qualidade geral da imagem são muito pequenas, se existirem. É claro que, se você estiver jogando em um display 4K, talvez prefira o modo de resolução - para corresponder à contagem de pixels da tela - acima do 1080p do modo Performance aprimorado para a resolução de 4K da TV. Como sempre com esses tipos de coisas, sua milhagem pode variar. Porém, recomendamos priorizar a taxa de quadros em relação à resolução, principalmente quando a fidelidade da imagem é tão semelhante e o modo 4K não tem a taxa de quadros mais estável.

Você poderá decidir por si mesmo na próxima sexta-feira, 20 de abril, quando God of War será lançado mundialmente no PlayStation 4.

Li
Li #Velin
, Botelhos
Publicações em Destaque