Earthfall é um sucessor espiritual de Left 4 Dead, mas carece de sua própria identidade

#Notícia Publicado por Nightcrowley, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS91TEUwY0pjLmpwZw==

Jogos de experiência cooperativa em que os players precisam se unir para enfrentar hordas de inimigos foram uma das experiência multiplayer mais marcante da geração passada, e no topo desta lista está a série Left 4 Dead da Valve. Lançado a 10 anos atrás, hoje em dia este modelo[de game] tem caído no esquecimento, principalmente com a acessão do gênero Battle Royale e mais experiências competitivas focados no online, a desenvolvedora Holosparks está tentando reacende este amor pela dificuldade, experiências com foco em co-op no seu próximo jogo, Earthfall.

Durante a PAX East 2018, tivemos a chance de conferir uma prévia de Earthfall no estande (com o jogo atualmente disponível no PC através da Steam Early Access), e ver o que shooter tem a nos oferecer antes de seu lançamento completo para PC e sua estreia eminente no Xbox One e PS4 nesta primavera (Outono no Brasil).

Smg0RnFwMnNOc0U=

Earthfall é um shooter co-op em primeira (ou terceira) pessoa que coloca quatros jogadores contra ondas alienígenas que buscam dominar a Terra, pouco a pouco, após um incidente com um meteoro que varreu metade do planeta. O jogadores, como parte de um grupo sobrevivente deverão tentar a travessar o Noroeste Pacifico em segurança, tendo que completar os objetivos e afastar as ondas invasoras por qualquer meio necessário, seja por armas, obstáculos, barricadas e que mais for necessário para evitar a morte.

Pelo tempo que tivemos com o jogo, o que mais chama a atenção em Earthfall é que o jogo está tentando ser um sucessor espiritual da série Left 4 Dead, e isso fica evidente em todos os sentidos. Desde o time formado por 4 jogadores até sua estrutura das missões e objetivos, até mesmo os seus alienígenas, tudo em Earthfall será bem familiar para os fãs do amado Left 4 Dead, mas com um toque moderno que se adequa aos padrões e capacidades gráficas atuais.

Tenho certeza que muitos gamers, se animaram com pitch inicial, especialmente dada a surpreendente falta de jogos que queriam assumir o manto co-op survivor que L4D aperfeiçoou, há anos atrás.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4zLmR1YWxzaG9ja2Vycy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDQvbWVkaWEtc2NyZWVuc2hvdC1tYXJjaDIwMTgtMDIuanBn

"Earthfall será bem familiar para os fãs do amado Left 4 Dead, mas com um toque mas moderno."

O jogo começa com um objetivo simples de tentar chegar ao final de cada mapa, onde o objetivo final é cumprir uma tarefa especifica, e em seguida, pedir extração para continuar vivo. Claro, que os objetivos se tornam cada vez mais difíceis, pois há vários pontos falhos e obstáculos que podem atrapalhar o jogador ao longo do caminho, enquanto as inevitáveis hordas de alienígenas exigirão que os jogadores sejam estratégicos onde e quando lutarem. Isso também se liga à coordenação e ao trabalho em equipe que os jogadores terão que utilizar para saírem vivos.

Earthfall, de varias maneiras, com certeza é o tipo de experiência que muitos esperavam ter em L4D 3 (o que talvez nunca acontecerá). A única desvantagem disso é que Earthfall talvez façam um tributo amoroso até de mais ao que Left 4 Dead acertou com a jogabilidade, não se diversificando muito do título ao qual se inspirou. Para alguns, isso pode não ser uma coisa ruim, já que faz quase um bom tempo que Left 4 Dead 2 foi lançado - precisamente quase dez anos - mas parece que foi uma oportunidade perdida para Earthfall não ter criado sua própria identidade e trazer um toque único à ideia de um atirador de sobrevivência cooperativo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG40LmR1YWxzaG9ja2Vycy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDQvbWVkaWEtc2NyZWVuc2hvdC1hMDIuanBn

"Hordas de alienígenas exigirão que os jogadores sejam estratégicos onde e quando lutarem."

Dito isto, há alguns elementos que Earthfall incorpora para manter a experiência mais lisa do que isso. Uma das características mais notáveis é a variedade de equipamentos que os jogadores podem utilizar para ajudar em suas defesas contra as ondas alienígenas. Em todos os ambientes, os jogadores podem encontrar e usar equipamentos, como barricadas, torres sentinelas e outros equipamentos que fornecem alguma estratégia para os jogadores que querem se esconder enquanto as hordas alienígenas chegam, o que me lembrou em certo elemento defesa, que é o Modo Horda de Gears of War.

Embora tenha pequenas mudanças em comparação a jogabilidade que é mais ou menos parecida com a de L4D, a possibilidade de deploy o equipamento adicionou um grau mais alto de estratégia do que apenas ficar em uma área específica lutando contra hordas alienígenas. Por exemplo, durante a nossa demo, o jogador estava usando um revólver para abater o máximo de inimigos possível dentro de um bunker improvisado, enquanto o resto da nossa equipe o dava cobertura para evitar que ele fosse emboscado por alguém da horda.

É aqui que acho que Earthfall pode se distinguir um pouco por deixar os players assumirem papéis específicos em sua party. Mesmo não tendo um sistema de classe, foi interessante ver alguns jogadores assumirem papéis "especializados" na equipe, mesmo todos possuindo habilidades iguais, como construir defesas, curar companheiros de equipe, ou utilizar armamento pesado para abater hordas de aliens em massa.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4zLmR1YWxzaG9ja2Vycy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDQvbWVkaWEtc2NyZWVuc2hvdC1tYXJjaDIwMTgtMDEuanBn

"Espero que o Earthfall possa expandir um pouco mais suas idéias e criar sua própria abordagem."

Da mesma forma, que personagens tem suas habilidades, os aliens também tem seus truques na manga e personagens especializados que podem torná-los uma força a ser temida. Este grupo único de aliens incluí inimigos como Whiplash, uma criatura veloz, similar a um cavalo, podendo agarrar um jogador rapidamente e fugir com ele, deixando o resto do time lutando para recuperá-lo. Já o Tresher pode mergulhar e identificar rapidamente um membro da equipe e rasgá-lo, há um terceiro tipo de inimigo que explode e deixa manchas de ácido no ambiente que são mortais para qualquer um que a toque.

No meu tempo com Earthfall, é claro que o jogo, sem dúvidas poderia ser o que alguns chamam de "Left 4 Dead com aliens." Isso não é necessariamente algo ruim: o jogo por enquanto não ter uma identidade própria, tecnicamente falando, mas mesmo assim o jogo brilha graças a sua excelente performance gráfica e a mecânica que é algo mais avançado que os jogadores normalmente esperam dos shooters modernos. Por enquanto espero que Earthfall possa expandir suas ideias e crie sua própria abordagem, enfrentar hordas alienígenas ao invés de zumbis ainda é tão satisfatório quanto divertido.

Nightcrowley
Nightcrowley