EA não forçou Bioware a usar a Frostbite em seus jogos, diz ex-chefe

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udGhlZW5lbXkuY29tLmJyL3hva0l1QUt0VW5pYnEzaXpEUUFvVzc0bDVCbz0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL01hc3MtRWZmZWN0LUFuZHJvbWVkYS5qcGc=

Durante a GDC 2018, o antigo gerente geral da Bioware Aaryn Flynn - que deixou os estúdios em julho do ano passado - fez uma entrevista com o podcast Splitscreen, do Kotaku, onde revelou que, ao contrário do que se imagina, a Electronic Arts não forçou a produtora a usar o motor gráfico Frostbite Engine, da DICE, em seus jogos.

"A decisão foi nossa", declarou. "Estávamos finalizando Mass Effect 3 e tínhamos acabado de lançar Dragon Age II e sabíamos que nossa engine Eclipse, que usamos para trabalhar em DA II, não iria aguentar para futuras iterações de Dragon Age."

"Ela não era capaz de fazer mundos abertos, o renderizador não era forte o suficiente, este eram os dois grandes [problemas]. Pensamos no multiplayer também, já que a Eclipse era só single-player."

"Conversamos internamente sobre três opções: poderíamos ter acabado com a Eclipse e começado a trabalhar em algo novo por conta própria, poderíamos seguir com a Unreal Engine, ou poderíamos pegar a Frostbite que tinha mostrado resultados promissores na renderização das coisas e havia compatibilidade com multiplayer."

"No fim das contas, falamos com as pessoas e eles gostaram muito da opção da Frostbite e, voltando à ideia de ser parte de uma comunidade, havia mais e mais equipes [na EA] que estavam considerando a Frostbite. Foi uma decisão que eu fiz depois de todos os mergulhos técnicos, provavelmente no fim de 2011."

A Frostbite foi utilizada tanto para Dragon Age Inquisition quanto para Mass Effect Andromeda, além do próximo grande lançamento da Bioware, Anthem.

O problema é que, embora seja ideal para jogos de tiro e ambientes mais controlados, o motor gráfico não é tão bom para lidar com elementos mais expansivos e diversos de um RPG, o que levou os desenvolvedores e programadores a quebrar a cabeça para criar um sistema de animações e inventário próprios - e fonte de muitas críticas em Inquisition e principalmente em Mass Effect Andromeda.

Flynn, por outro lado, acredita que apesar disso, a decisão de adotar a Frostbite foi acertada.

"Ser parte de uma comunidade - todo mundo na EA usa ela agora - é poderoso, é um bom lugar de se estar. É um crédito para a equipe da Frostbite que eles conseguem manter uma variedade tão grande de títulos em uma única engine, de FIFA a Anthem."

"Eu tenho escutado, e certamente olhávamos para algumas coisas e dizíamos 'nossa, vamos ter que trabalhar muito nisso', mas é difícil porque também é verdade que os títulos são ambiciosos. Então será que é a ambição ou algum problema técnico específico [que causa estes problemas]."

Por enquanto, ainda não há uma data de lançamento prevista para Anthem, que terá versões para PC, PS4 e Xbox One.

Catos
Catos
, Goiânia
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,