AMD Lança silenciosamente "nova" linha RX 500X com pouquíssimas mudanças

#Notícia Publicado por wesilf, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA0L0FNRC1SYWRlb24tUlgtNTAwWC0yMDYweDExNTkuanBn

13 de Abril de 2018: Conheçam as "novas" placas de vídeo da AMD - iguais as anteriores. A AMD silenciosamente lançou sua nova linha de GPUs Radeon, mas admitiu que praticamente a única coisa nova é o nome, sendo efetivamente, uma renomeação da série RX500 baseadas nas GPUs Polaris.

A companhia apresentou o conjunto de placas RX500X através de sua página oficial das GPUs Radeon, despertando o interesse daqueles que esperaram por uma atualização da sua linha por algum tempo.

No entanto, após algumas pesquisas, parece que as placas são exatamente iguais às da série anterior - a série RX 500 - e é apenas o nome que mudou.

Até mesmo o número de "stream processors" e "compute units", frequências e a arquitetura subjacente são completamente as mesmas.

O problema aqui não é que a AMD tenha mudado o nome, mas sim que os usuários que esperavam por uma atualização da série ficaram extremamente desapontados, especialmente depois de meses de rumores de que a fabricante de chips logo estaria lançando uma nova série de GPUs para Notebooks um pouco mais rápidas.

De acordo com o Wccftech, que foi um dos primeiros a relatar que a "nova" linha de placas era a mesma, a única razão pela qual a AMD dedicou esforços na atualização do antigo Polaris deve-se ao fato dos OEMs exigirem um novo esquema de marcas a cada ano.

Isso pode servir como uma boa experiência para futura compra de GPUs ou CPUs no futuro, nos tornando mais conscientes das marcas e verificando as especificações antes de prosseguir e investir em um componente que na verdade não é uma atualização do seu antecessor, mas sim apenas o mesmo produto com um novo nome.

A linha RX 500X possui um total de seis placas de vídeo, segmentadas entre modelos Desktop e Mobile. A linha toda pode ser conferida abaixo:

AMD Radeon RX 580X (Desktop)

AMD Radeon RX 570X (Desktop)

AMD Radeon RX 560X (Desktop e Mobile)

AMD Radeon RX 550X (Desktop)

AMD Radeon RX 540X (Mobile)

AMD Radeon 540X (Mobile)

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4ud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE4LzA0L0FNRC1SYWRlb24tUlgtNTAwWC1TZXJpZXMtTGluZXVwLnBuZw==

No início deste ano, a empresa foi processada por uma ação coletiva, alegando que ela inflacionou artificialmente o preço de suas ações mantendo silêncio sobre o fato de que as falhas do Spectre afetam seus chips.

Um pedido para um Tribunal dos EUA, no distrito norte da Califórnia feito pela Pomerantz LLP em nome do acionista Doyun Kim alega que a reação inicial da AMD à falha, a levou a declarar que o Spectre apresentava "risco próximo à zero" aos seus chips, antes de admitir que seus processadores foram, de fato, afetados por ambas variantes da vulnerabilidade, resultando em queda nos preços das ações da AMD.

"Como resultado de atos ilícitos e omissões dos réus, e a queda abrupta no valor de mercado das ações ordinárias da empresa, o autor e outros membros da classe sofreram perdas e danos significativos", afirmou o documento.

Weslley
Weslley #wesilf
, Sergipe
Publicações em Destaque