Far Cry 5 tem elementos que o separa dos anteriores

#Notícia Publicado por Catos, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udGhlZW5lbXkuY29tLmJyLzlPUk52bVd4YllYeHhCamVsZ3MycDNYeE83cz0vOTcweDM2MC9zbWFydC91cGxvYWRzL2NvbnRldWRvL2ZvdG9zL2Zhci1jcnktNV9WOUxKdjZvXzlMTnROcFUuanBn

Far Cry 5 está preste a ficar disponível para todos os jogadores com um PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Far Cry 5 é a série Far Cry no seu melhor, é um jogo que aposta nos mesmos valores e poderá soar demasiado familiar, mas onde existem mecânicas e funcionalidades que prometem fazer a diferença. Abaixo esta 5 elementos através dos quais Far Cry 5 se distingue dos anteriores, que vão marcar a experiência de qualquer jogador e que todos devem conhecer antes de entrar em contato com o jogo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE1LzUyLnBuZw==

Adeus torres, olá exploração

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE3LzYyLnBuZw==

Este é o primeiro elemento da lista pois é verdadeiramente o mais importante. Se ainda não sabia, então posso dizer que Far Cry 5 não tem mais torres para subir, como as que serviam para revelar pontos de interesse ao seu redor. A Ubisoft livrou-se dessa mecânica que tornava os seus jogos em tarefas e aumentava a sensação de repetição. Agora és convidado a explorar para adicionar ícones com missões Principais e Paralelas ao mapa, Postos do Culto para derrubar, locais de pesca, missões radicais do Clutch Nixon ou locais onde foram escondidos dinheiro ou tesouros.

Se olhar para a primeira, verá uma pequena bússola no topo do ecrã. Após a missão de introdução, pode ir para qualquer lado e utilizar qualquer meio de transporte, onde contará com a ajuda dessa bússola que te indica os pontos de interesse ou missões nas tuas proximidades. Acabou-se a sensação de experiência demasiado repetitiva, agora tu traça a tua aventura, tu decide o que fazer ao explorar. Quando ajuda pessoas ou quando te aproxima de um local, descobrirá pontos de interesse e serão então adicionados ao mapa. Todas as atividades ajudam-te a conquistar Pontos de Resistência (aquela barra amarela no canto inferior direito), necessários para deixar o Arauto da região aborrecido e te convocar para o último confronto com ele.

Momentos inesperados para recompensas maiores

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE3LzEyLnBuZw==

Em Far Cry 5 existem Missões de História, Missões Paralelas, Postos do Culto e Esconderijos com recompensas. Além de atividades como pesca, caça e circuitos radicais, será nestas quatro atividades que investirá a maior parte do teu tempo em Hope County. As missões de história surgem ao chegar a novos locais ou a interagir com os Guns/Fangs for Hire (mais sobre isso em baixo), enquanto as missões paralelas surgem ao descobrir um local enquanto explora, ao salvar um civil na beira da estrada ou ao libertar um posto das mãos do culto. Frequentemente, ao salvar civis ou a libertar postos, os NPCs dão-te novas missões paralelas ou revelam-te pontos de interesse no mapa.

Muitos deles dizem onde estão os esconderijos com recompensas e em todas as missões és informado desde logo das recompensas e dos pontos de resistência que ganhas. No caso dos esconderijos, escondem dinheiro, pontos de vantagem (mais sobre isso também em baixo) ou armas personalizadas com skins especiais e melhorias. Existe muito por onde passar o tempo em Hope County e se não quiser seguir exclusivamente a história.

Os Especialistas

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE3LzIyLnBuZw==

Espalhados pelas três regiões de Hope County estão 9 especialistas: 3 animais (Fangs) e 6 humanos (Guns) que podes encontrar e depois de os ajudar, eles podem ser convocados para te ajudar. Existem 3 em cada região e seguir para os locais onde se encontram, terá mais missões de história que abrem acesso a linhas narrativas específicas de cada um. Basicamente revelam o efeito do culto no local onde habitam e de que formas se querem vingar da opressão. Descobrir cada um deles é do mais divertido e qualquer um deles será muito útil.

Posso dar o caso de Nick Rye, um homem dividido. Por um lado, quer pegar na sua mulher grávida e escapar de Hope County, mas pelo outro não quer abandonar o negócio de aviação criado pelos seus antepassados. Se o encontrar, terá de o ajudar num par de missões e depois disso, podes ativá-lo como Especialista que dos céus te ajuda a afastar os aviões ou helicópteros do culto. Também podes dar ordens para se deslocarem ou atacarem inimigos específicos. Todos eles são importantes para expandir o gameplay e para aprofundar o mundo criado pela Ubisoft.

Os Pontos de Vantagem

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE3LzQyLnBuZw==

A Ubisoft aprendeu uma lição com toda a controvérsia e a saturação registada pelos fãs, aprendeu que não te deve forçar e dizer-te o que deve fazer. Aprendeu também que deve ter liberdade para traçar o teu percurso. No entanto, isso não a impede de te desafiar. Existem diversas armas, missões, esconderijos, especialistas e itens que pode criar (como dinamite ou C4), mas provavelmente nem utilizaria metade deles ao longo da tua missão. Assim que encontra as armas ou especialistas que mais gosta, seguirá assim até ao final do jogo. Eis então que a Ubisoft te lança um desafio e te tenta convencer a sair da zona de conforto, aliciando-te com os pontos de vantagem.

Ao invés de utilizare o arco do início ao fim, usa uma caçadeira para matar um determinado número de inimigos e ganhar pontos de vantagem adicionais. Ao invés de utilizar sempre os mesmos especialistas, vai alternando e com cada morte ou ataque específico que executam ganhas mais pontos de vantagem. Usa C4, alterna entre armas, ataque por terra, mar e céu para cumprir com um maior número de desafios e adquirir mais pontos. É desta forma não intrusiva que a Ubisoft te diz que diversificar o teu gameplay terá mais benefícios.

As vantagens

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4uZ2FtZXItbmV0d29yay5uZXQvMjAxOC9hcnRpY2xlcy8yMDE4LTAzLTI2LTE1LTE3LzMyLnBuZw==

Quando ganha pontos de vantagem (alguns deles nas missões de história ou paralelas) podes usá-los para adquirir Vantagens. Como pode ver na imagem em cima, existem 50 divididas por 5 categorias. Algumas estão relacionadas com a saúde do teu personagem, com a caça ou pesca, outras com o craft de itens, com o uso de armas ou também com a vertente radical de Far Cry 5 (saltos de Wing Suit após um transporte instantâneo!) e todas estão ao teu alcance para servirem também elas como um elemento de personalização. Tu escolhe quais as vantagens que melhor combinam com o teu estilo de jogo, com a arma que usa ou com o especialista favorito.

Este é o quinto elemento escolhido para destacar Far Cry 5 dos anteriores pois está relacionado com o ênfase dado à personalização da experiência de uma forma fluída e dinâmica. Quantas mais atividades paralelas cumprir ou quanto mais diversificar o teu gameplay, mais pontos de vantagem recebe e mais forte fica. A Ubisoft quis assegurar-se que tudo em Far Cry 5 é uma forma de potencializar a diversão, que a todos os momentos estás a contribuir para melhorar e que nada é feito porque sim.

De várias formas, Far Cry 5 apresenta um dos momentos abertos mais robustos da Ubisoft. Seja na gestão entre escala e conteúdo, seja na abordagem à estrutura e design, a Ubisoft escutou as críticas e dá-te mais liberdade. Combinado com uma forte personalização que premia quem investir mais tempo, sem a momento algum prejudicar quem apenas quer jogar pelo básico, Far Cy 5 assume-se como um ponto importante no trajeto desta série.

Catos
Catos
, Goiânia