Facebook rouba secretamente informações de utilizadores Android

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9wcGx3YXJlLnNhcG8ucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDMvZmJfMDAtNzY4eDUxMi5qcGVn

Depois que o escândalo do Facebook rebentou, são muitos os utilizadores que têm simplesmente abandonado a maior rede social. Antes de saírem, alguns deles têm feito o download do seu perfil e há informação muito curiosa!

No caso dos utilizadores com dispositivos Android, ficou agora a saber-se que o Facebook faz o registo das chamadas e das SMS! Sabia?

O Facebook continua debaixo de fogo e a cada dia que passa há cada vez mais informação que compromete a maior rede social. Depois de terem sido usados mais de 50 milhões de utilizadores, cujos dados foram indevidamente obtidos para posteriormente serem usados na manipulação de informação nas eleições americanas, agora há utilizadores com dispositivos Android que revelaram que o Facebook tem acesso a informação que nem pertence à rede social.

Utilizadores Android vulneráveis

No twitter são várias as publicações que mostram que o Facebook "rouba" secretamente informações de utilizadores Android, como por exemplo o histórico das chamadas e também a informação das SMS.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zMzEucG9zdGltZy5vcmcveXdvbXVpam9yL3NjcmVlbnNob3RfMTI3LnBuZw==

Segundo o canal Ars Technica, em dispositivos Android o Facebook pede para ter acesso a contatos, dados de SMS e histórico de chamadas para melhorar o algoritmo de recomendação de amigos e distinguir contatos comerciais e as "verdadeiras" amizades pessoais.

E em dispositivos com iOS também acontece?

De acordo com os dados, no caso do iPhone não há qualquer registo, por parte do Facebook, das chamadas e também acesso à informação das SMS. Embora a Apple permita que algumas aplicações acedam, de forma limitada, a esses dados das aplicações referidas, mas isso tem de ser especificamente ativado por meio de um processo semelhante ao de ativação de teclados de terceiros.

A maioria das aplicações para iOS não pode aceder ao histórico de chamadas ou mensagens SMS e a app para iOS do Facebook não pode capturar esses dados em nenhum iPhone.

O Facebook está a mostrar-se cada vez mais um polvo perverso que poderá trazer consequências nefastas e curto prazo, isto porque cada vez mais as pessoas estão dependentes do que lhes é mostrado na rede e são manipuladas constantemente.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro