Pesquisa confirma possibilidade de vida alienígena em uma das luas de Saturno

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4udm94LWNkbi5jb20vdGh1bWJvci96d056UEVwYzBHMWI1a2ZMWU9kUzI5Unk3QUE9LzB4MDo3Njh4NDQ4LzkyMHg2MTMvZmlsdGVyczpmb2NhbCgzMjN4Mzo0NDV4MTI1KTpmb3JtYXQod2VicCkvY2RuLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2ltYWdlL2ltYWdlLzU4ODM2MTY5LzUwX0VuY2VsYWR1c183NjguMC5qcGc=

Alguns micróbios terrestres muito resistentes podem prosperar no oceano escondido de Enceladus, a lua gelada de Saturno que se tornou um dos principais candidatos a abrigar vida extraterrestre.

No início do ano, a Nasa divulgou que imagens da sonda Cassini revelaram a presença de água em estado líquido no satélite natural do planeta. Agora, os cientistas revelaram que cultivaram com êxito alguns pequenos organismos em um laboratório com as mesmas condições que acreditam existir na lua Enceladus. Isso significa que há possibilidade de que exista algum tipo de vida por lá.

Enceladus é um dos lugares mais intrigantes do Sistema Solar, pois tem muitos elementos cruciais para que a vida possa prosperar. Por um lado, tem muita água. A Cassini descobriu que os géisers de gás e partículas que surgem do polo sul da lua são provenientes de um oceano global de água líquida debaixo da crosta.

Por outro lado, cientistas acreditam que também pode haver aberturas de água quente neste oceano. Seriam rachaduras no fundo do mar, onde ocorreria a mistura de rocha aquecida com as águas geladas. Esta mistura de material quente e frio parece estar criando uma "sopa" de compostos químicos que podem possibilitar a vida.

Foram encontrados nos géisers materiais como metano, dióxido de carbono e hidrogênio, que estão associados a uma certa classe de micróbio que pode sobreviver sem muito oxigênio, aqui mesmo, na Terra. Esses organismos podem ingerir dióxido de carbono e hidrogênio, e depois liberam metano como um subproduto.

Um grupo de pesquisadores cultivou três tipos desses micróbios nas mesmas temperaturas, pressões e soluções químicas que acreditam existir em Enceladus. E um deles foi capaz de crescer bem e produzir metano nestas condições. A pesquisa foi detalhada hoje na Nature Communications, e é o primeiro estudo a recriar Enceladus em um laboratório.

ZzFGQUZJYy1Zblk=

Simon Rittmann, microbiologista da Universidade de Viena e principal autor do estudo, disse que "é provável que este organismo possa estar vivendo em outros corpos planetários".

Se os micróbios estiverem presentes em Enceladus, talvez o metano que foi detectado na lua de Saturno pode ser proveniente desses seres enquanto eles liberam gases.

Claro, este é apenas um cenário possível sobre como os seres microscópicos extraterrestres poderiam estar vivendo em Enceladus. Os cientistas ainda não sabem com certeza se esses organismos estão por lá e é possível que o metano decorra de outros processos não-biológicos, como as próprias aberturas hidrotermais.

Para investigar melhor, uma futura espaçonave poderia ser equipada com ferramentas que podem medir o metano na lua, para descobrir de onde o gás pode estar vindo.

Fonte: TudoCelular

kelcardoso
kelcardoso