Google já testa o Fuchsia OS no Pixelbook

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A Google tem estado a desenvolver nos últimos tempos um novo sistema operativo, o Fuchsia OS, cujo objetivo continua a ser desconhecido.

Embora este ainda seja um projeto bastante prematuro, a Google adicionou o Pixelbook como um dos dispositivos que suporta esta nova versão.

IMAGEICAgaHR0cHM6Ly9wcGx3YXJlLnNhcG8ucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTgvMDEvZ29vZ2xlLXBpeGVsYm9vay0xMDI0eDUxMi5qcGcg

Estando a ser desenvolvido de uma forma bastante secreta, o Fucshia OS é um novo sistema operativo que a Google está a desenvolver, mas cujo objetivo não é conhecido nem partilhado. Inicialmente pensava-se que poderia ser a solução da Google para dispositivos de IoT, no entanto, os testes em dispositivos Android e Chromebooks vieram mostrar que a abrangência poderá ser maior.

Este novo sistema é baseado num microkernel da Google chamado Zircon, antigo Magenta, deixando assim de parte o Linux Kernel utilizado nos outros dois sistemas operativos da empresa americana.

IMAGEICBodHRwczovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNy8wNS9wcGx3YXJlX0Z1Y2hzaWEtT1MuanBnICA=

Pixelbook já pode ser usado para testar o Fuschia OS

Até agora, e devido ao seu estado experimental, apenas o Acer Switch Alpha 12 e o Intel NUC poderiam correr oficialmente este novo sistema. No passado alguns rumores referiam que o Raspeberry Pi poderia também estar para receber o suporte, o que nunca se confirmou.

A juntar aos modelos já suportados, a Google adicionou agora o suporte para o Pixelbook, incluindo o seu dispositivo na restrita lista dos dispositivos que podem correr este sistema. No entanto, este procedimento não será simples nem para qualquer utilizador. Segundo as instruções, é preciso utilizar duas máquinas, uma a servir de anfitrião o outra de alvo, além de ser necessário "sacrificar" uma pen USB que estará totalmente inutilizada depois deste processo.

IMAGEICAgaHR0cHM6Ly9wcGx3YXJlLnNhcG8ucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTcvMDUvRnVjaHNpYV8xLmpwZyA=

Um ano depois de descoberto, a Google continua a manter os desenvolvimentos deste novo sistema operativo bastante secreto e sem dar grandes novidades sobre o seu futuro. A sua instalação está restrita a um número de dispositivos muito limitado e com um processo de instalação bastante difícil.

No entanto, é certo que a Google já tem um plano bem traçado para este novo sistema e que ainda ouviremos falar dele num futuro próximo, quer seja para dispositivos IoT, em substituição do sistema Android ou como sucessor do Andromeda, que se pensava que iria juntar o Android e Chrome OS num único dispositivo.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,