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Embora já existisse no universo do Linux títulos como SuperTuxKart, Urban Terror ou AssaultCube, não podemos negar que a presença do Steam marcou um importante precedente. Com mais de quatro anos nas tabelas, a versão Steam para sistemas Linux ganhou popularidade e milhares de títulos foram portados para funcionar nesse ecossistema.
Apesar do fato de que a cota de programação de jogos para outras plataformas, como o Windows, seja superior, afinal é o sistema operacional mais instalado nos computadores, a aposta do Steam ganhou força nos últimos anos e foi apreciada pelos fãs do pinguim. A Valve, a empresa atrás do Steam, até lançou seu próprio sistema operacional baseado no Debian Linux, chamado Team OS durante 2013.
Recentemente, a plataforma superou os quatro mil títulos funcionais para o Linux. Precisamente, em sua sua loja podemos contar 4018 até o momento. Destaca entre esses Dota2, Counter Strike, Left 4 Dead 2, Tomb Raider, Half-Life, Rocket League, entre uma longa lista.
A contribuição do Steam para atrair desenvolvedores de jogos para a área de trabalho do Linux foi excelente, embora também seja um fato que ainda há um longo caminho antes de se igualar a outras plataformas com maior popularidade. Outra história é a compatibilidade com hardware, onde também há um caminho a percorrer. Mesmo assim, o quão avanço nestes anos merece destaque.
Estatísticas entregues pelo portal MuyLinux, mencionam a evolução dos títulos:
- Junho de 2014: 500
- Março de 2015: 1000
- Setembro de 2015: 1.500
- Abril de 2016: 2.000
- Setembro de 2016: 2.500
- Março de 2017: 3.000
- Maio de 2017: 3.500
- Dezembro de 2017: 4000