Indonésia bloqueia acesso ao Telegram

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vcHZrT3B1SzgtZk9TT0FFT25QLTIwcnlGSGtBPS8weDA6NjYweDQ0MC8xMDAweDAvc21hcnQvZmlsdGVyczpzdHJpcF9pY2MoKS9pLnMzLmdsYmltZy5jb20vdjEvQVVUSF81OWVkZDQyMmMwYzg0YTg3OWJkMzc2NzBhZTRmNTM4YS9pbnRlcm5hbF9waG90b3MvYnMvMjAxNy9NL1AvSTIxUjRWUndpb3hUSFkwQWtXaFEvdGVsZWdyYW0uanBn

Aplicativo de mensagens criptografadas é acusado de disseminar "propaganda radical e terrorista".

A Indonésia bloqueou o acesso ao Telegram nesta sexta-feira (14) sob a acusação de que o serviço de troca de mensagens criptografadas é usado para disseminar "propaganda radical e terrorista".

A iniciativa surge em meio ao aumento da presença e influência do Estado Islâmico no sudeste asiático, já que o grupo terrorista perde território na Síria e no Iraque. A Indonésia é o maior país com maioria islâmica do mundo.

O país já foi palco de alguns atentados. Em maio, dois atentados a bomba explodiram um ponto de ônibus na capital Jakarta e matou três policiais. Depois disso, a Indonésia se uniu à Malásia e às Filipinas e formou uma cooperação para combater o terrorismo.

"Isso tem de ser feito porque há muitos canais nesse serviço [Telegram] que estão cheios de propaganda radical e terrorista, ódio, meios de fazer bombas, como elaborar ataques, imagens perturbadoras, em que tudo que está em conflito é a lei da Indonésia", informou o Ministério das Comunicações em comunicado.

O departamento governamental informou que tanto o aplicativo quanto a versão para computadores seriam bloqueadas no país.

O Telegram é uma plataforma bastante conhecida entre os simpatizantes do Estado Islâmico, que usam suas várias salas de bate-papo. O ministério não informou se vai bloquear outros apps.

Muitos app como WhatsApp e Telegram oferecen criptografia de ponta a ponta, de forma que nem mesmo a empresa que desenvolve essas plataformas é capaz de ler essas mensagens.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque