Grande aproveitamento de hardware em jogos: Ybarra compara Xbox One X com PCs de US$ 1.500

#Notícia Publicado por patrickpereira123, em .

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Com o lançamento do Xbox One X durante a E3 2017, a Microsoft espera sair na frente dos concorrentes, e considera o PS4 Pro rival apenas do Xbox One S. Claro, o preço de US$ 499 é um dos temas muito comentados. Será que os jogos serão atrativos o suficiente? Valerá a pena investir? Afinal, quanto a Microsoft lucra com consoles nessa faixa de preço?

Aos poucos, algumas dessas questões são esclarecidas pelos executivos da empresa. Por exemplo, Mike Ybarra recentemente deu uma entrevista ao TechRadar, e revelou alguns detalhes interessantes sobre o hardware do Xbox One X.

Aproveitamento de hardware

Para começar, Ybarra comparou o console com uma máquina de jogos de US$ 1.500. Ele disse que "se você estiver no PC, você vai gastar cerca de US$ 1500, então essa é outra área". Mais tarde, na entrevista, ele esclareceu por que comparou o Xbox One X com um equipamento de jogo tão caro, sendo que os componentes no console são mais baratos.

Ele explicou que o console é um "hardware fixo, então sabemos exatamente qual GPU, CPU e memória estão nessa caixa".

Nós temos extensões para DirectX específicas para isso, para que os desenvolvedores possam chamar direito para o hardware e saber exatamente como tirar todo o poder dele [...] Quando você estiver no PC, há uma camada de abstração. Mesmo com os complementos do fabricante da GPU, ainda existe uma camada de abstração que paga uma taxa por desempenho. Com o hardware fixo em um console, podemos obter todo o poder do jogo.

Em outras palavras, ele destaca a vantagem que desenvolvedores de jogos têm em saber exatamente qual poder explorar de um console, uma vez que o hardware é fixo e conhecido. Por outro lado, nos PCs, há uma grande variedade de hardware distribuídos entre os usuários, dependendo do poder de aquisição de cada um. Isso pode afetar nas decisões de qualidade gráfica usada nos jogos, e aqueles mais "parrudos" exigirão um PC muito mais caro que um console.

Mas os desenvolvedores realmente aproveitarão todo o poder de hardware do Xbox One X? Por exemplo, Jim Ryan da Sony recentemente disse que eles visam "o menor denominador comum", que no caso seria o PlayStation 4 Pro, significativamente mais fraco.

Em resposta a isso, Ybarra buscou confirmar com desenvolvedores e deu alguns exemplos de discussões que ele teve, dizendo acreditar que os criadores de jogos abraçarão o poder de hardware do novo console da Microsoft.

Eles querem mostrar seu jogo da melhor maneira possível. Como desenvolvedor, eu quero mostrar o que estou criando na melhor luz possível. Já conheci os desenvolvedores, você ouviu na EA em nosso palco que eles vão otimizar isso querem mostrar aos consumidores a versão mais incrível de seus jogos e o Xbox One X vai entregar isso para eles.

Isso significa que, embora sempre existam exemplos de desenvolvedores que forçam a paridade de algum tipo, como Assassin's Creed Origins, nos próximos meses devemos ver jogos para Xbox One X muito superiores às outras versões do console.

Lucro ou prejuízo?

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Quando novos consoles são lançados, ainda mais com grande hype e preço elevado, ficamos com a impressão de que a empresa está lucrando muito com a linha de produto. Com o anúncio do Xbox One X, muitos acusaram a Microsoft de matar o console ao cobrar mais de US$ 399.

Mas no caso do Xbox, de acordo com Phil Spencer, a Microsoft não está lucrando nada.

Spencer revelou durante uma entrevista com a Business Insider, afirmando que a companhia não fatura lucros com o console. Mas quando perguntado se eles estavam perdendo dinheiro, Spencer respondeu que não foi isso o que ele quis dizer.

Eu não quero entrar em todos os números, mas você deve pensar que a parte de hardware do negócio do console não é o que faz dinheiro. A parte que faz dinheiro é vender jogos.

Pelo menos inicialmente, os consoles não deverão ganhar muito dinheiro, se é que ganharão algum dia. Basta levar em consideração os componentes, o sistema de refrigeração líquida, e os custos de mão de obra, e podemos chegar a números bem próximos do valor cobrado.

É ótimo que finalmente tenhamos uma resposta para as críticas ao valor do Xbox One X. Resta esperar que as varejistas consigam oferecer valores proporcionais por aqui no Brasil e não tenhamos preços proibitivos.

patrickpereira123
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