Director de Xenogears conta o que aconteceu com o final do jogo

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Na altura falava-se que a Square tinha problemas económicos.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzA2LmRldmlhbnRhcnQubmV0L2UxMmEvaS8yMDE1LzExOC80LzUveGVub2dlYXJzX2J5X2d5cmZhbGNvbjY1LWQzcmhza3kuanBn

Para muitos jogadores Xenogears é um dos melhores RPG da história e embora seja um jogo com estatuto de culto para os fãs, alguns gostariam que tivesse mais reconhecimento como fazendo parte importante de uma época onde, nessa altura a Squaresoft, viu nascer uma grande quantidade de projetos com várias temáticas oferecendo jogos memoráveis.

No entanto não se pode negar que o final do jogo deixou os fãs com muitas dúvidas uma vez que o conteúdo do segundo disco não se encontrava ao nível do primeiro, sobretudo com o final que consta de uma narração sobre o desenlace dos factos. Recentemente Testsuya Takahashi, director de Xenogears falou sobre o assunto.

Numa entrevista com o Kotaku, Takahasshi foi questionado sobre a situação que deu que falar em relação a Xenogears desde 1998, quando foi lançado no PlayStation. O actual director executivo da Monolith aproveitou para contar toda a verdade sobre o segundo disco do RPG e longe daquilo que se falou na altura, não se tratou de uma questão de orçamental.

OFJMZjBPOGVvZlU=

Takahashi revelou que em nenhum momento o desenvolvimento de Xenogears ficou sem dinheiro e nunca houve pressão nesta área da parte da companhia, que nessa altura chamava-se Squaresoft. O problema, segundo ele, foi que a equipe de desenvolvimento do RPG recebeu novos talentos e o ritmo de trabalho, bem como o tempo de aprendizagem, assimilação e prática, fez com que houvesse atrasos no calendário, pelo que tiveram que optar por outros caminhos.

"Sinceramente, o que se passou foi que Xenogears foi um projecto que contou com novos membros na equipe, alguns muitos jovens. Eu tinha a cargo a direcção do jogo nessa altura. Todos os projectos estavam encaminhados para 2 anos e esse era o limite para ter tudo pronto. Por isso em vez de nos concentrarmos em desenvolver o jogo tivemos que focar-nos na aprendizagem e crescimento destes novos membros. Coisas como o 3D eram novidade, e isso provocou atrasos e foi-nos impossível ter tudo pronto a tempo".

de notar que o projecto Xenogears não estava pronto antes da data limite, e a Squaresoft sugeriu que o jogo terminasse no final do primeiro disco, ou seja, quando Fei Fong Wong e a sua equipe escapam de Solarias. Tahahashi não quis que isso fosse assim e fez uma contra-proposta.

"Era uma forma muito dura de terminar o jogo e se o tivéssemos feito os jogadores não ficariam nada satisfeitos. por isso fiz-lhes uma proposta, disse-lhes que se nos deixassem terminar o segundo disco, tal como o conhecemos, podíamos terminar a história do jogo no tempo estimado e cumprindo com o planeado enquanto equipa de desenvolvimento e orçamento".

Desta forma o final de Xenogears narra os eventos que terminam a história em vez de podermos jogá-los.

Apesar da decisão ter gerado polémica, uma vez que os fãs de Xenogears notaram diferença em relação ao primeiro disco, Takahashi declarou que foi o mais correcto, sobretudo para dar fim à história e não deixar nada no ar ou com um sentimento de dúvida. "Penso que a minha decisão foi a correcta. Se terminássemos tudo no primeiro disco, seria algo negativo".

além de ser considerado um dos melhores RPG da história, Xenogears tinha também uma das melhores bandas sonoras.

VXowb3RucGVxeDg=

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque