Jogo esteve quase para ser lançado sem multiplayer.
IMAGEaHR0cHM6Ly9lbmNyeXB0ZWQtdGJuMi5nc3RhdGljLmNvbS9pbWFnZXM/cT10Ym46QU5kOUdjVHBQcVU2RWs2amlPU0FOdzE3enRGNm4tQkU4RmczSlFTTU0xd3NJU0VWdUdmSHJfbjR4aXR2QV9pQUp3
A série Halo podia ter sido um pouco diferente daquilo que conhecemos agora e até podia ter tido outro nome. Através de um especial sobre a história da licença chamada "The Complete Untold History of Halo" que foi publicado no Waypoint, conhecemos algumas curiosidades sobre esta série que se tornou um ícone para a Microsoft.
O primeiro detalhe é que a Microsoft pensava que o nome Halo não tinha suficiente impacto para ser um sucesso comercial.
No processo a Microsoft chegou a planear vários nomes alternativos onde os membros da equipe de desenvolvimento viveram o começo da série referiram como "disputa constante" que chegou finalmente ao fim quando decidiram acrescentar o subtítulo "Combat Evolved".
Outra curiosidade sobre a série, é que o Halo original quase foi lançado no mercado sem o seu popular multiplayer, que "esteve prestes a ser cancelado ate o último momento de desenvolvimento".
Ed Fries, um dos fundadores do Xbox, também sublinhou que no desenvolvimento de Halo 2 viveram um momento especialmente tenso quando a Microsoft quis acelerar o lançamento do jogo apesar da Bungie necessitar de pelo menos mais um ano para terminá-lo.
Inicialmente as votações foram mais para a segunda opção, a de acelerar o desenvolvimento, ao que Fries respondeu que se isso acontecesse se demitiria. Esta atitude fez com a Microsoft concedesse mais uns meses ao desenvolvimento do projeto da Bungie que foi lançado no primeiro Xbox.