Máquinas terão inteligência humana em 2029, diz diretor do Google

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Ray Kurzweil acertou 86% de suas previsões feitas nos anos 1990

IMAGEaHR0cHM6Ly9hYnJpbGV4YW1lLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxNy8wMy9ldS1yb2JvLnBuZw==

Ray Kurzweil é diretor de engenharia no Google e também é um futurista reconhecido. Sua aposta mais recente é quando as máquinas terão o nível de inteligência humana: em 2029. A previsão foi feita durante seu discurso no festival de cultura e tecnologia South by Southwest, nos Estados Unidos.

Apesar da inteligência artificial do Google ter se mostrado agressiva recentemente, Kurzweil não acredita que ela vai dominar a humanidade, ao contrário de grandes nomes da tecnologia e da física teórica, como Elon Musk e Stephen Hawking.

Sua visão sobre a inteligência artificial é mais otimista: ela nos transformará em seres humanos melhores, mais inteligentes e capazes de realizar tarefas que hoje não conseguimos por conta própria.

Ele acredita que na década de 2030 será possível que conectemos o neoórtex à nuvem. Com isso, nossa capacidade de pensar funcionará aliada ao poder das máquinas.

"Seremos capazes de atender às necessidades físicas de todos os humanos. Vamos expandir nossas mentes e também exemplificar as qualidades artísticas que valorizamos em nós", declarou o executivo do Google.

Como lembra o Science Alert, a previsão de Kurzweil para que as máquinas fiquem mais inteligentes do que os humanos (evento chamado de singularidade) é quase 20 anos antes do que Masayoshi Son, CEO Softbank, afirmou. Ele acredita que isso só acontecerá em 2047.

Entretanto, Kurzweil fez 147 previsões nos anos 1990 e sua taxa de acerto foi de 86%.

Certa vez, Larry Page, cofundador do Google, disse à Wired que sua empresa constrói não apenas uma simples ferramenta de buscas eficiente. "Oh, o que estamos fazendo na verdade é uma inteligência artificial", declarou Page.

Como indica o Futurism, o lado bom é que o Google pode nos ajudará a poupar tempo e energia na realização de tarefas corriqueiras. Porém, o risco disso é que o Google domina o mercado global de buscas na internet atualmente, o que pode resultar em um monopólio de inteligência artificial em 2030.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro