Curso de Design de Games: Guia Completo

#Notícia Publicado por okardec, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3Nzb1cyQzQucG5n

Você já imaginou trabalhar com a produção de games, pensando em várias histórias, em todos os recursos que eles podem ter e ainda estar inserido em um mercado que cresce muito a cada ano?

O curso de Design de Games pode proporcionar tudo isso! Em linhas gerais, quem escolhe essa formação aprende não apenas como produzir roteiros e cenários, mas também tecnologias da modelagem e da linguagem multimídia com som e imagem para jogos de computador, videogames, celulares e internet.

O primeiro curso de graduação no Brasil surgiu em 2003, na Universidade Anhembi Morumbi. Ele tem duração de quatro anos e é considerado um dos melhores do país. Aborda todas as áreas de desenvolvimento de games com arte de programação e som e possui uma grade curricular com algumas disciplinas de marketing e gestão.

Outra opção são os cursos tecnólogos. A grande diferença é que, em geral, eles têm duração e formação teórica e humanística menor.

Formações complementares como Programação, Webdesign, Artes Visuais e Design são bastante comuns.

Áreas de atuação

Dentro da área de produção são quatro campos de atuação: game design (projetual), artistas (finaliza a arte do jogo), programadores (raciocínio lógico – codifica o jogo), som (faz o som do jogo). Cada uma delas tem uma segmentação. Quem lidera é o producer.

Mercado

No Brasil, há indústrias pequenas e médias. Elas mesmas produzem e distribuem seus produtos.

Apesar de o mercado apresentar expansão, há muita dificuldade por parte das empresas de encontrar profissionais especializados. Por isso, o designer de games pode ter um futuro promissor.

As oportunidades se concentram em indústrias de videogames, empresas de desenvolvimento de jogos, escritórios de design, agências ou escritórios de mídia digital e estúdios de animação.

Veja alguns cursos da área:

  1. Jogos Digitais (Tecnólogo - graduação)
  2. Desenvolvimento de Jogos Digitais (Pós-graduação)
  3. Design de Games (Profissionalizante)
  4. Desenvolvedor de Jogos 2d (Profissionalizante)
  5. MFA em Desenvolvimento de Games

Confira outros cursos de Jogos Digitais. Para procurar mais cursos de graduação em outras áreas confira o Quero Bolsa. É possível encontrar bolsas de estudo para mais de 100.000 cursos, em mais de 900 faculdades em todo o Brasil.

Allan Kardec
Allan Kardec #okardec

O homem certo no lugar errado, pode mudar o Mundo!

, Luziânia, GO, Brasil
Publicações em Destaque