WhatsApp continua compartilhando dados dos seus usuários com o Facebook

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dkYWx1Lm1hZ2F6aW5lbHVpemEuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE2LzEyL3doYXRzYXBwLWFnb3JhLXZvY2UtcG9kZS1hcGFnYXItbWVuc2FnZW5zLWVudmlhZGFzLXBvci1lbmdhbm8uanBn

O WhatsApp continua a compartilhar dados dos seus usuários com o Facebook. Nós pensamos que o problema finalmente tinha sido resolvido na Europa; mas, obviamente, ele não foi.

Acusando as duas empresas de abusarem da confiança dos seus usuários, o VZBV, Federação Alemã de Defesa do Consumidor, entrou com um processo perante o tribunal de Berlim para forçar a rede social WhatsApp a parar de enviar os dados dos usuários para o Facebook e também para remover os dados que já tenham sido enviados.

No final de agosto de 2016, veio à tona que o WhatsApp compartilhava os dados dos seus usuários com o Facebook, após a empresa-mãe ter feito uma modificação nos termos e condições de uso do cliente de mensagens. O VZBV, então, pediu à ambas as empresas para compartilhar sua prévia de dados a serem unidas pelas autoridades de proteção de dados de Hamburgo, Alemanha.

No final de novembro de 2016, o grupo G29, que reúne autoridades de proteção de dados da Europa, tinha enviado um pedido semelhante ao WhatsApp e Facebook, que; então, concordou em suspender o compartilhamento de dados na Europa, mas esta prática ainda continua.

Entre outros dados, o WhatsApp compartilha com Facebook o número de telefone, os contatos, lista de amigos, entre outros... A rede social, portanto, é capaz de fazer sugestões de amigos "mais relevantes", no entanto é possível que o usuário desative o compartilhamento de dados que o WhatsApp envia ao Facebook. Mas, mesmo assim, compartilhar esse tipo de conteúdo é uma prática totalmente contrária à legislação europeia de proteção de dados.

O VZBV pede na Justiça para que este compartilhamento de dados pare imediatamente, e os dados compartilhados ilegalmente sejam excluídos o mais rápido possível e também pediu o bloqueio das oito disposições consideradas ilegais nos novos termos de uso do cliente de mensagens.

O porta-voz do WhatsApp disse que os dados que o aplicativo compartilha com o Facebook está de acordo com a lei. Por fim, ele disse que o usuário tem uma explicação clara e simples de como funciona o serviço de compartilhamento de dados:

"O usuário do WhatsApp tem livre escolha para decidir se quer; ou não, que os seus dados sejam compartilhados com o Facebook", finalizou o porta-voz do Aplicativo de mensagens WhatsApp".
kelcardoso
kelcardoso
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,