NVIDIA pode lançar seu próprio sistema Linux

#Notícia Publicado por gui link, em .

NVIDIA pode lançar seu próprio sistema operacional baseado no kernel Linux, o NLinux.

IMAGEaHR0cHM6Ly8yLmJwLmJsb2dzcG90LmNvbS8tS3AzYTlDVHdBSVUvVnZMWkd4X0N0YkkvQUFBQUFBQUFBcGcvcjNoWkJtdHlvN1FVYUZ3UFV6N0FPcC1JMEg1eEk2d1h3L3MxNjAwL052aWRpYV9MaW51eC5qcGVn

Segundo os rumores publicados no Reddit, a líder do mercado de placas de vídeo de alto desempenho estaria planejando lançar uma distribuição GNU/Linux voltada para o público gamer, assim como a Valve e seu SteamOS.

Porém, Michael Larabel, do site Phoronix, não acredita que seja um sistema voltado para o público final. Além da empresa já dominar o mercado de placas de vídeo topo de linha tanto no Windows quanto no Linux, o investimento no desenvolvimento de um sistema próprio para desktop x86 não se justificaria, pois poderia ocorrer canibalização de seu próprio ecossistema Shield e GeForce NOW.

Larabel, em contato com funcionários da NVIDIA, confirmou que não existe planos de um sistema aberto ao público, mas deu a entender que o sistema seria exclusivo para desenvolvedores. A distribuição ajudaria as softhouses a portar com facilidade, economia de tempo e recursos financeiros jogos para múltiplas plataformas.

Vale lembrar que a NVIDIA é forte apoiadora do Vulkan, API de desenvolvimento multiplataforma e de código aberto, sucessora do OpenGL, líder do mercado de computação gráfica doméstica, corporativa e alto desempenho. Um projeto de longo prazo como um sistema Linux próprio para desenvolvedores não seria uma loucura, visto que ajudaria a manter a liderança e frear qualquer tentativa de avanço da AMD.

Sem nada de oficial anunciado, o jeito é aguardar um possível NLinux, que seria muito bom para os desenvolvedores e, consequentemente, para os consumidores.

Gui
Gui #gui link
, Santa Catarina, Brasil