Microsoft vai trazer o SQL Server para o Linux

#Notícia Publicado por kelcardoso, em .

A Microsoft tem passado os últimos meses a conquistar espaço com as suas aplicações, nos sistemas operacionais rivais. Lentamente, mas de forma decidida, tem conseguido impor-se e arranjar novos clientes.

Um campo onde tem tentado, sem sucesso, entrar é no mundo do Linux. Uma nova tentativa começou agora, com a apresentação do SQL Server para o Linux.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMy9tc19saW51eF8xLmpwZw==

O SQL Server é uma das ferramentas de maior sucesso da Microsoft, no campo empresarial. Este motor de base de dados consegue competir de forma direta com qualquer outra proposta e é a base de ligação de muitos produtos da Microsoft.

Com toda esta robustez e maturidade, a Microsoft entendeu que era a hora de estender-se e trazer para novas plataformas. Por essa razão surgiu a primeira versão do SQL Server, criada para ser corrida no Linux, onde irá competir com o MariaDB (MySQL) e outras propostas.

Esta primeira versão está ainda em fase inicial de testes, existindo apenas na forma de uma versão privada, que está a ser testada por alguns parceiros da Microsoft.

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMy9tc19saW51eF8yLmpwZw==

Os planos da empresa para o SQL Server prevêem a chegada da sua versão final ao Linux em meados de 2017. Para já, a versão de testes do SQL Server corre apenas em Ubutu e numa imagem Docker.

Ao mesmo tempo que desenvolve a versão Linux, a Microsoft está também a ultimar os desenvolvimentos da versão 2016 do SQL Server para Windows.

A Microsoft consegue assim mais uma vitória ao conseguir impor mais uma das suas ferramentas nos sistemas concorrentes. Este é um dos planos da empresa para o seu futuro e está a conseguir realizar aquilo a que se propôs. Resta saber se esta versão do SQL Server trará tudo o que a versão Windows tem, tornando-o um excelente motor de base de dados.

kelcardoso
kelcardoso
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por coca,