Microsoft lança distribuição Linux baseada no Debian

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3BwbHdhcmUuc2Fwby5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNi8wMy9taWNyb3NvZnQtbGludXhfdGh1bWIuanBn

Nas últimas semanas a Microsoft tem revelado um forte "apoio" ao mundo Linux/Open Source. Depois de se saber que a empresa de Redmond vai trazer o SQL Server para o Linux, soube-se também recentemente que a Microsoft está a trabalhar com a Eclipse Foundation com o objectivo de oferecer ainda mais funcionalidades no IDE.

Hoje curiosamente a Microsoft lançou uma distribuição Linux baseada no Debian.

Chama-se SONIC (Software for Open Networking in the Cloud) e é uma nova distribuição, criada pela Microsoft, com base no Linux Debian. Ao contrário de outras distribuições, a SONIC é direcionada para routers, switches e outros equipamentos ativos de rede.

"SONiC is a collection of software networking components required to build network devices like switches".

Mark Russinovich da Azure

A distribuição SONIC vai estar associada à plataforma Azure e a empresa não tem planos para comercializar a mesma. Atualmente esta distribuição tem como base o Linux Debian, mas a Microsoft também já referiu que, no futuro, poderá ser baseada em outra.

De acordo com Russinovich, atualmente mais de 25% das máquinas virtuais que fazem parte da plataforma Azure correm Linux, tendo sido verificado um crescimento significativo nos últimos seis meses. O código fonte desta distro está disponível no github.

Homepage para download: Software for Open Networking in the Cloud – SONiC

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque