Eugen Harton fala como a Bohemia combate os cheaters no DayZ

#Notícia Publicado por Fratane, em .

IMAGEaHR0cDovL29jZWFub2ZnYW1lcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDkvRGF5Wi1TdGFuZGFsb25lLUZyZWUtU2V0dXAtZG93bmxvYWQuanBn

Gato e rato: Como a Bohemia lida com os cheaters no DayZ.

O DayZ, da Bohemia Interactive, tem feito bastante sucesso e, além disso, ajudou a dar o empurrão inicial do atual sucesso dos jogos de sobrevivência, porém, tem sido assolado pelos cheaters. Hoje na GDC Europe, o produtor Eugen Harton falou sobre os esforços constantes da Bohemia para combate-los.

"É uma grande briga de gato e rato", disse Harton. "Você, basicamente, tenta sempre ficar a frente pra tentar acabar com eles."

Depois de estuda-los intensamente, por algum tempo, Harton acredita possuir algumas lições que, no combate aos cheaters, valem a pena serem compartilhadas com outros desenvolvedores. Por exemplo, Harton acredita que os cheaters, normalmente, não usam esses programas com o intuito de "vencer", mas para ganhar reputação. Tudo se resume a ganhar moral, matar os inimigos e ter sucesso nas redes, como Twitter, YouTube e outros.

IMAGEaHR0cDovL2RheXppbnRlbC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDUvaGVsaS1jcmFzaC5qcGc=

"Eu tenho visto pessoas fazendo streams do DayZ e que estão envolvidas com cheaters, afim de aumentar o 'sucesso'", disse Harton. "Eles trabalham com os cheaters nos bastidores."

Para muitos, cheating é um negócio lucrativo.

A maioria dos cheats são, normalmente, vendidos por mensalidades(enquanto usa, paga) ou a vista, e são comumente distribuídos por Skype, ICQ e etc, foruns e portais na internet.

"É incrível a quantidade de dinheiro que você pode fazer vendendo cheats." disse. Muitos fornecedores na Rússia e outras regiões vivem disso, achando falhas nos jogos. "Os maiores vendem cheats para os jogos maiores, através de sites, e fazem muita grana", completou Harton. Cheats podem custar tanto 1 dólar, até 500, disse Harton, baseado em quão confiável(por quanto tempo ela pode continuar existindo) essa falha do jogo pode ser, o quão poderoso e o quão rara essa falha é.

Quem ganha a vida fazendo isso, toma algumas precauções antes de vender esses programas, na Rússia e regiões similares eles pedem identidade, perfil no Skype, e uma verificação na sua conta nas redes sociais.

Harton estima que a Bohemia já catalogou, mais ou menos, 400 cheats para o DayZ até agora, com um total de 44,007 banimentos até hoje. Isso significa que foram banidas 1.39% de todas chaves de DayZ vendidas, um número pequeno porém significante para um jogo que o fair play é tão crucial.

"Com o crescimento dos jogos de sobrevivência, onde o jogo e a jogabilidade é toda baseada na morte permanente, a experiência do jogo perde demais quando alguém usa algum cheat."

"Os jogadores morrem, ficam frustrados, e acabam não jogando mais."

Por outro lado, cheaters que "sobrevivem" ao banimento ainda continuam querendo usar novamente. A Bohemia tem um sério problema com esses caras, disse Harton, pois 76.11% dos jogadores banidos por cheating voltam após o banimento e são pegos usando novamente.

Melhores práticas para identificação e banimento de cheaters.

Para combate-los, a primeira recomendação de Harton é que você foque nos termos de serviço, projetar e revisar, afim de assegurar que vão proteger a experiência ideal do seu jogo, e além disso, aplica-las com a maior rigidez possível.

Enquanto quase todos os estúdios tem seus próprios truques para combater os cheaters, Harton recomenda algo que muitos desenvolvedores deixam passar: garantir que o seu jogo não rode no modo de testes do Windows.

"Isso é interessante", disse Harton. "Desabilitar o modo de testes foi umas das melhores escolhas durante o desenvolvimento do DayZ, porque drivers sem assinaturas(pesquisem sobre assinatura de software ou certificado de código) são fáceis de rodar nesse modo." E para detectar cheaters, Harton recomenda a construção de sensores específicos para cada padrão, porque muitas pessoas que fazem os cheats não conseguem escapar desses padrões.

"Eles vão usar o mesmos certificados(assinaturas), vão usar os mesmos nomes para strings(tipo de variável que armazena uma sequencia de caracteres) nos menus, e vão usar a memória com um padrão que você pode identificar." Disse Harton.

Você também pode usar padrões do seu jogo como base para identificar os cheaters. Por exemplo, você sabe que o seu jogo sempre vai funcionar de um certo jeito em um certo aspecto, por exemplo, balas regidas por certas regras nunca vão rotacionar em 180° graus durante o voo, então a partir disso, você pode projetar um "teste de sanidade" que vai constantemente monitorar os sistemas no seu jogo e identificar os cheaters.

Se você possui administradores da comunidade na sua equipe, eles podem te ajudar se infiltrando nos sites provedores e interagir, a fim de informações, com os vendedores.

A comunidade também pode te ajudar "caguetando", sem alarmes, e te mantendo informado sempre que eles tem contato com algum fornecedor(novos cheats e etc), essa informação pode ser passada usando os sistemas de reporting(no caso do DayZ o FeedBack Tracker).

Montar algumas armadilhas também é importante. "Use verificações falsas no 'client-side' para que eles tenham mais trabalho(a toa) para burla-las."

E algumas vezes você precisa recorrer a truques mais pesados para lidar com eles. Harton disse que a Bohemia compra com frequência cheats para seus próprios jogos, e isso, as vezes, leva à algumas situações interessantes, como por exemplo quando os fornecedores pedem coisas como identidade.

"Eu tive que contratar um Russo para que ele realizasse a chamada no Skype para a gente". disse Harton.

Em meio a todo esse papo de identificar cheaters, Harton também alerta os desenvolvedores para tomarem cuidado com falsos positivos(pessoas que não usam cheats, mas são banidas), isso vai acontecer, a recomendação dele é que você esteja preparado para resolver esses problemas com um atendimento ao cliente bem treinado e atencioso, e um sistema de banimento que seja hábil a variações.

A lição mais importe que você pode aprender dessa jornada contra os cheaters da Bohemia? "Tente não levar pro lado pessoal", disse Harton, "Eu cometi esse erro antes, eu sacaneei os caras no Twitter e em outros lugares, e eles responderam. E eles vieram com a "revanche". Matenha sempre no lado profissional."

Fratane
Fratane

Everybody hates me now, so fuck it !

, Niterói-RJ
Publicações em Destaque